Covid-19: Suécia e Dinamarca desenvolvem passaportes digitais de vacinação

A Suécia anunciou esta quinta-feira que vai começar a desenvolver certificados digitais de vacinação contra a covid-19 para serem utilizados em viagens, na sequência de uma iniciativa semelhante anunciada pela Dinamarca no dia anterior.

Os dois países nórdicos disseram que os certificados seriam concebidos para permitir aos cidadãos viajarem para o estrangeiro, mas também sugeriram que poderiam ser potencialmente utilizados para verificar se alguém foi vacinado à entrada de um evento desportivo ou cultural, por exemplo.

“Com um certificado digital de vacinação será fácil e rápido provar se alguém foi imunizado”, disse o ministro sueco para o desenvolvimento digital, Anders Ygeman, citado pelo The Guardian. O governo da Suécia disse que esperava emitir os certificados digitais até junho.

A Dinamarca, que anunciou o mesmo programa esta quarta-feira, disse que iria inicialmente publicar online um registo que poderia ser acedido para verificar o estado de vacinação de alguém. O governo espera ter os certificados digitais em vigor no final deste mês.

O governo da Dinamarca explicou que o objetivo era “contribuir para uma reabertura gradual, sólida e adequada” do país. “É absolutamente crucial, para podermos relançar a sociedade dinamarquesa e para que as empresas possam voltar ao bom caminho”, disse o ministro das finanças, Morten Bødskov.

Ambos os países afirmaram também que seriam feitos esforços para tornarem os certificados nacionais compatíveis com os certificados internacionais em discussão na Organização Mundial de Saúde e a nível da União Europeia.