Covid-19: Reino Unido permite ajuntamentos até três famílias no Natal
As famílias britânicas estão autorizadas a ver os seus familiares durante cinco dias, entre 23 e 27 de dezembro, num alívio específico para a quadra festiva das restrições de combate ao novo coronavírus. São permitidos os ajuntamentos de até três famílias no Natal, avança o Daily Mirror.
Os planos foram aprovados pelos líderes de todas as nações britânicas numa reunião esta terça-feira à tarde, liderada pelo Ministro do Gabinete do Governo, Michael Gove. As novas regras são, assim, aplicáveis em Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, sendo que todas estão atualmente sob restrições diferentes.
“À medida que 2020 se aproxima do fim, reconhecemos que tem sido um ano incrivelmente difícil para todos nós. Tivemos de fazer sacrifícios significativos na nossa vida quotidiana. Mas à medida que nos aproximamos do período festivo, temos trabalhado juntos para encontrar uma maneira de a família e os amigos se verem, mesmo que seja por um curto período de tempo, e reconhecendo que deve ser limitado e cauteloso”, refere um comunicado conjunto emitido pelos quatro governos do Reino Unido, citado pelo Independent.
Não existe um número limite de pessoas em cada agregado familiar – o único limite é não serem mais de três famílias juntas por cada ‘bolha de Natal’. Apesar de não ser obrigatório, os britânicos foram aconselhados a respeitar o distanciamento físico durante o período festivo. Os ajuntamentos podem ocorrer em casas particulares, espaços públicos ao ar livre ou locais de culto.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já tinha dito que ia aliviar as medidas restritivas de combate à pandemia no Natal para facilitar as reuniões familiares. Numa tentativa de permitir algum tipo de normalidade na época natalícia, a medida que proíbe o ajuntamento de diferentes famílias dentro de casa será então levantada.
O levantamento da restrição durante estes dias visa proporcionar um quadro formal e mais seguro para as pessoas se reunirem, pois teme-se que os britânicos desrespeitem as restrições impostas durante o período natalício.