Covid-19: Portugal recebe 33 milhões de seringas e agulhas até final de maio
Portugal vai receber várias entregas de seringas e de agulhas, distribuídas por dias e meses diferentes. Entre 14 e 15 de fevereiro vão chegar ao aeroporto de Lisboa 7 milhões de seringas e 4 milhões de agulhas, os mesmos valores estão previstos para mais duas entregas, no dia 30 de março e 20 de maio, adianta o Infarmed ao Jornal de Notícias (JN).
As seringas e as agulhas são fundamentais na administração das vacinas contra a covid-19, que têm sido bastantes procuradas a nível mundial devido às campanhas de imunização que já começaram em vários países do mundo. O Infarmed confirma que há uma “escassez generalizada”, o que levou o Ministério da Saúde a incluir estes artigos na sua Reserva Estratégica.
As encomendas fazem farte de uma contratação pública europeia, mas este ano foram adjudicadas no mercado nacional quase quatro milhões de seringas de 1 mililitro (usadas para administrar a vacina contra a covid-19).
Segundo o JN, 850 mil seringas chegam às unidades de saúde ainda esta semana, enquanto as restantes serão entregues até à primeira semana de março.
Uma das maiores fabricantes destes produtos, a alemã B. Braun, garantiu ao JN que “tem desenvolvido todos os esforços para colmatar as necessidades, aumentando ao máximo a capacidade das linhas de produção”, assegurando também que tem vindo a “antecipar entregas”.
Também a empresa alemã Henke-Sass Wolf diz que a procura “é cinco vezes superior à que existia antes da pandemia” e que as unidades de produção estão a trabalhar para responder ao aumento do número de encomendas.