Covid-19: OMS pede colaboração entre farmacêuticas para «produção em massa de vacinas»

O Diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu esta sexta-feira às empresas farmacêuticas que trabalhem em conjunto para conseguir alcançar uma «produção em massa de vacinas» contra a Covid-19.

Em conferência de imprensa em Genebra, o responsável apelou também aos países mais ricos que partilhem a vacina com o resto do planeta, de forma a proteger a saúde global. «O número de vacinados contra a Covid-19 no mundo superou o número de novas infeções. É uma conquista notável num período de tempo tão curto, mas a maioria das doses foram distribuídas em poucos países», disse apelando a uma maior partilha.

«Mais de três quartos dos vacinados estão em apenas 10 países que respondem por 60% do PIB mundial», sublinhou. Segundo o responsável, «em quase 130 países, mais de 2,5 mil milhões de pessoas ainda não receberam uma única dose», alertou.

O responsável disse ainda: «Uma vez que os países vacinem os mais vulneráveis ​​e os profissionais de saúde, a melhor maneira de proteger o resto da população é partilhar essa vacina com outros países, porque quanto mais demorarmos para vacinar aqueles que estão em risco no mundo, surgem mais oportunidades para o vírus sofrer mutações».

O Diretor geral da OMS, termina com um apelo: «Encorajamos todos os fabricantes a partilhar as informações da vacina com a OMS o mais rapidamente possível, para que possamos revê-las e incluí-las na lista de autorização de uso de emergência», pediu.