Covid-19: Número de municípios com medidas apertadas deve subir para 150
São atualmente 121 os municípios com restrições mais apertadas em Portugal, no entanto, a lista deverá aumentar esta quinta-feira e o número deve subir para 150, avança o Correio da Manhã (CM).
O critério para ser incluído na lista é ter mais de 240 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias – algo que vai ser avaliado esta quinta-feira pelo Governo.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já tinha disto esta terça-feira que podiam ser retirados alguns municípios e acrescentados outros à lista dos que têm restrições. O Governo vai proceder a uma “reavaliação da situação epidemiológica” no país nos 121 municípios e “admite a possibilidade de retirar alguns da lista ou colocar outros onde a pandemia evolui negativamente”, afirmou.
Assim, com base nos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) vai ser decidido quais os municípios que ficam sujeitos a medidas mais duras e quais os que, por terem baixado a taxa de incidência do vírus, podem sair.
Com base neste critério e tendo em conta o aumento das infeções nas últimas semanas, “tudo indica”, segundo apurou o CM, “que o número de concelhos abrangidos pelas medidas mais restritivas aumentará para cerca de 150”, escreve o jornal.
O Governo pondera avançar com medidas mais apertadas no início de dezembro, se os casos de covid-19 não registarem uma redução até ao final deste mês.