Covid-19: Não deve ignorar estes quatro sintomas ligeiros. Explicamos porquê
Alem dos sintomas mais comuns da Covid-19, como tosse, febre e perda de olfato ou paladar, há outros sintomas, menos comuns, relatados por pessoas que mais tarde são diagnosticadas com o novo coronavírus.
1. Dores de estômago
Alguns doentes com covid-19 relataram dores de barriga pouco antes de desenvolverem outros sintomas mais comuns.
Um estudo, publicado no jornal académico American Journal of Gastroenterology, sugere que as pessoas podem ter problemas digestivos quando estão infetadas com o coronavírus.
Os investigadores responsáveis pelo estudo analisaram dados de 204 pacientes com Covid-19 na província chinesa de Hubei e descobriram que 48,5% chegaram ao hospital com problemas digestivos, tal como diarreia, vómitos ou dores abdominais.
2. Infeções oculares
Infeções nos olhos, como a conjuntivite, também podem ser um sintoma da Covid-19. De acordo com a Associação Britânica de Otorrinolaringologia, “o ‘ponto de entrada’ para o coronavírus está frequentemente nas áreas dos olhos, nariz e garganta”.
Também a perda de olfato ou de cheiro é ‘normal’ quando se contrai o vírus, que afeta a capacidade de cheirar ou saborear. No entanto, não são sintomas exclusivos à covid-19.
3. Nevoeiro cerebral
O coronavírus também pode afetar o cérebro. Algumas pessoas têm relatado dificuldade em raciocinar e dizem sentir uma espécie de “nevoeiro cerebral”, também conhecido como fadiga mental, como outro sintoma do novo coronavírus.
De acordo com um estudo realizado pelo Imperial College de Londres, no Reino Unido, o impacto da Covid-19 nas funções cognitivas pode equivaler a um envelhecimento de dez anos do cérebro.
Não foi oficialmente considerado como um sintoma, mas é outro indicador a que se deve estar atento.
4. Fadiga
Por último, outro sintoma que vários doentes têm relatado é sentir-se extremamente cansados antes de se desenvolverem o resto dos sintomas mais típicos.
De acordo com um relatório do Journal of the American Medical Association, até 44% dos hospitalizados com Covid-19 relataram exaustão e fadiga.
Juntamente com a febre e a tosse seca, o cansaço é um dos sintomas mais comuns.