Covid-19: Marcelo já realizou novo teste e enquanto aguarda vai ouvir partidos por telefone

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já realizou um novo teste à Covid-19 e enquanto espera pelo resultado vai ouvir os partidos políticos esta terça-feira por telefone. A informação foi avançada há instantes numa nota publicada no site da Presidência.

«O Presidente da República já realizou novo teste com o INEM, cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas, e vai esta tarde consultar telefonicamente os Partidos Políticos sobre a renovação do estado de emergência», pode ler-se no curto comunicado.

Recorde-se que o responsável testou positivo ontem à noite, contudo, já voltou a realizar um outro teste que deu negativo, aguardando agora o resultado do terceiro, que irá confirmar se está ou não infetado. Se não fosse este imprevisto, que o obrigou a  ficar em isolamento, Marcelo receberia os partidos presencialmente no Palácio de Belém.

O objetivo das audiências passa por fazer um balanço da situação epidemiológica em Portugal, no sentido de perceber que restrições e em que moldes poderá funcionar o novo estado de emergência, uma vez que o que está atualmente em vigor foi apenas prolongado por oito dias e termina já este sábado.

Assim, segundo o programa que agora se mantém por telefone, o Chega será ouvido às 15h, seguido do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) às 15h30. Às 16h é a vez do PAN, às 16h30 do CDS-PP, segue-se imediatamente o PCP às 17h, o Bloco de Esquerda às 17h30. Os dois últimos partidos a serem ouvidos são o PSD, às 18h, e o PS às 18h30.

Depois disso, Marcelo deverá enviar o projeto de decreto presidencial de estado de emergência ainda esta terça-feira. Também hoje o Governo fará um Conselho de Ministros extraordinário para dar o parecer sobre o projeto de decreto do Presidente da República.