Covid-19 longa: Três anos depois do primeiro caso em Portugal, sintomas persistem e levam milhares de pessoas às consultas
Mesmo entre quem não esteve internado ou com sintomas graves devido à Covid-19, há muitos doentes recuperados que continuam com queixas e sintomas, sobretudo respiratórios, devido a chamada ‘Covid-19 longa’ e aos efeitos após a infeção. As sequelas da Covid-19 são ainda um problema, que no nosso País poderão já ter levado já perto de 400 mil pessoas a procurar ajuda médica.
Para consultas deste tipo, a oferta é limitada e ainda há muitas questões confusas, segundo explicam médicos e especialistas à CNN Portugal, que apelam à criação de uma rede de saúde organizada que responda aos casos de Covid longa e de sequelas da doença.
Para já não há contabilização oficial de quem esteve infetado com a doença, e os números fornecidos são parciais ou arredondados, quer no setor público, quer no privado.
Gustavo Tato Borges, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, destaca a “incerteza muito grande” sobre a realidade do pós-covid, não se sabendo quantas pessoas vão precisar deste tipo de apoio, que poderá ser “um desafio”, já que nem todos os hospitais portugueses disponibilizam este tipo de acompanhamento médico ou consultas.
Manuel Carmo Gomes, epidemiologista, aponta que o número de portugueses com Covid-19 longa é grande, mas que a situação não é necessariamente grave, já que depende dos sintomas que permanecem no tempo.
Ainda assim, citando estudos, o especialista aponta que “pelo menos 10% das pessoas infetadas desenvolvam Covid de longa duração”, o que significa que, com quatro milhões de infetados em Portugal, serão pelo menos 400 mil.
De norte a sul do País, em vários hospitais, foram atendidos milhares de doentes que procuraram ajuda para problemas pós-Covid, nos hospitais públicos e privados.
Entre os sintomas que permanecem após a infeção mais reportados pelos doentes portugueses estão o cansaço, dispneia para pequenos esforços, perda de memória, queda de cabelo, tosse persistente e problemas de saúde mental, como sintomatologia depressiva.