Covid-19: INSA ainda não confirma casos de reinfeção em Portugal

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) afirma que até agora “não foi possível ainda confirmar inequivocamente qualquer caso de reinfeção em Portugal”, em declarações ao Notícias ao Minuto.

O INSA tem dado “especial atenção aos casos em que este cenário é suportado por dados clínicos e epidemiológicos, especialmente nos casos de potencial reinfeção. A confirmação laboratorial destes casos passa pela análise do genoma do SARS-CoV-2 das amostras positivas”, justificou o instituto.

O primeiro caso de reinfeção por covid-19 em Portugal registou-se na semana passada. Trata-se de uma mulher de 48 anos, residente na Grande Lisboa, que contraiu o novo coronavírus em julho e novamente no final de outubro.

O segundo caso de reinfeção também já é conhecido. Um jovem com 26 anos esteve infetado no final de março, foi considerado curado em abril. No entanto, na semana passada voltou a ter sintomas de covid-19 e quando fez o teste deu positivo.

Porém, estes casos são pouco comuns, em Portugal e no mundo, e ainda estão a ser estudados pelas autoridades de saúde e especialistas. No entanto, o INSA admite que, para já, ainda não está a desenvolver nenhuma investigação para apurar os casos de reinfeção.

No entanto, tem trabalhado com “várias entidades hospitalares e de saúde pública no sentido de esclarecer situações que possam configurar reinfeções ou reativações, traduzidas pelo aparecimento de dois diagnósticos para covid-19 positivos intercalados com resultados negativos”, disse ainda o INSA ao Notícias ao Minuto.