Covid-19: Há 13 escolas encerradas por surtos e 39 mil alunos em confinamento

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta terça-feira que se registam atualmente 13 escolas públicas encerradas por surtos num universo de 5.400 e cerca de 39 mil alunos alunos confinados num total de 1.140.000.

O responsável falava no debate na Assembleia da República, dizendo, em resposta ao deputado Telmo Correia (CDS-PP), que «o custo do encerramento das escolas não é imediato, vai ser pago daqui a 10 ou 20 anos, e é por isso que vamos fazer tudo para poder manter as escolas abertas».

«Nós temos um total de 5.400 escolas públicas em todo o país, neste momento só 13 estão encerradas por surtos, determinadas pelas autoridades de saúde e sempre que houver um surto estas serão encerradas», refere Costa. Temos um total de 1.140.000 alunos, neste momento temos 39 mil alunos que estão confinados», acrescentou.

Segundo o primeiro-ministro, «isto significa que a vigilância médica é feita, cada vez que há alguém infetado há um inquérito epidemiológico onde se sabe quem está infetado e em que contexto», afirmou. «São estes os números que sabemos.»

«Agora há um preço, o ano passado nós tomámos essa decisão, perante a mesma ausência do consenso cientifico que existe», disse Costa. «Era muito mais confortável termos o consenso de todos os especialistas, mas infelizmente ao longo desta pandemia, raros foram os momentos em que isso aconteceu», indicou.