Covid-19: Faixa etária de internados está a mudar. Há três vezes mais doentes até aos 39 anos
A faixa etária de pacientes internados com o novo coronavírus tem vindo a alterar-se, com os jovens a terem cada vez mais peso. O número de internados até aos 39 anos quase que triplicou, passando de 76 em dezembro para 219 atualmente, avança o ‘Jornal de Notícias’ (JN).
Estes dados foram cedidos pela Direção Geral da Saúde (DGS) ao mesmo jornal, e mostram que apesar de a grande maioria dos doentes internados estar acima dos 70 anos, houve uma redução da sua percentagem, passando de 64% em dezembro para 59% no mês de janeiro.
Os números revelam ainda que, para além do aumento de 188% dos doentes internados com menos de 39 anos, na mesma faixa etária, o número de internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), também subiu, quase que quadruplicando de 14 para 32.
Para além disso, adianta a mesma publicação, na faixa etária entre os 20 e os 39 anos os internamentos no geral aumentaram de 58 para 186, três vezes mais. Já entre os 20 e os 29 o crescimento é de 511%, de nove para 55. Por sua vez, «nas idades mais ativas», entre os 20 e os 59 anos, o número de internamentos também aumentou 184, passando de 477 em dezembro para 877 em janeiro.
Para o diretor do Serviço de Infeciologia do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, Fernando Maltez, este aumento tem registado uma proporcionalidade face ao crescimento de infeção nos vários grupos etários. «Comparativamente à primeira onda talvez existam infetados mais jovens, mas não são de maneira nenhuma o grupo prevalente», sublinha, citado pelo ‘JN’.
O responsável adianta que o maior grupo de internados do serviço que dirige tem mais de 50 anos, a média de idades é de 73, e o maior número de doentes continua a estar «acima dos 80 anos», mostrando que, apesar deste crescimento dos mais jovens, os mais velhos continuam em prevalência.