Covid-19: EUA, Alemanha e Reino Unido preparam-se para iniciar vacinação já em Dezembro

São já vários os países do mundo que se preparam para iniciar os seus planos de vacinação em breve, alguns já em Dezembro, como é o caso dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Espanha deve iniciar o programa em Janeiro.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o diretor do programa de vacinas norte-americano, Moncef Slaoui, anunciou que os primeiros cidadãos a receber uma vacina podem obtê-la já no próximo dia 11 de dezembro, de acordo com o avançado pela CNN.

«O nosso plano é conseguir enviar vacinas para os locais de imunização em 24 horas a partir da aprovação, então espero que tal aconteça no dia 11 ou 12 de dezembro», disse o responsável em entrevista à cadeia norte-americana.

Cinco agências federais também já começaram a informar os funcionários de que poderiam receber a vacina Covid-19 da Pfizer ou Moderna em apenas oito semanas, enquanto o país se prepara para distribuir as doses potencialmente salvadoras a nível nacional, de acordo com uma fonte citada pela ‘CNBC’.

Funcionários federais essenciais fazem parte do primeiro grupo de norte-americanos a ser vacinado contra o coronavírus depois dos profissionais de saúde do país, de acordo com o “manual provisório” do programa de vacinação do Centro de Controlo de Doenças dos EUA.

Alemanha

A Alemanha também pode começar a administrar vacinas de Covid-19 já no próximo mês, segundo o ministro da Saúde, Jens Spahn.

«Há motivos para estar otimista de que haverá aprovação de uma vacina na Europa este ano», disse Spahn numa entrevista ao grupo editorial RedaktionsNetzwerk Deutschland. «E então podemos começar imediatamente», acrescentou.

Spahn pediu aos estados federais da Alemanha que preparassem os seus centros de vacinação até meados de dezembro e adiantou que tudo estava a correr bem. «Prefiro ter um centro de vacinação pronto alguns dias antes do que uma vacina aprovada que não está a ser usada imediatamente», disse.

A Alemanha garantiu mais de 300 milhões de doses da vacina através da Comissão Europeia, contratos bilaterais e outras opções, segundo Spahn , que acrescentou também que isso era mais do que suficiente e que ainda deixava espaço para partilhar doses com outros países.

Reino Unido

O Reino Unido pode receber aprovação regulatória para a vacina Covid-19 da Pfizer-BioNTech ainda esta semana, antes mesmo dos EUA, segundo o jornal Telegraph. A Pfizer e a BioNTech conseguiram obter uma autorização de emergência nos Estados Unidos e na Europa para a sua vacina já no mês de Dezembro, depois de os resultados do teste final terem mostrado uma eficácia de 95% e nenhum efeito colateral sério.

Também a farmacêutica norte-americana, Moderna, divulgou na semana passada dados preliminares sobre a sua vacina, que davam conta de uma taxa de sucesso de cerca de 94,5%. Os resultados melhores do que o esperado das duas vacinas, ambas desenvolvidas com a nova tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), aumentaram as esperanças de que se consiga chegar ao fim pandemia.

O Reino Unido pediu formalmente ao seu regulador médico, na semana passada, que avaliasse a adequação da vacina Pfizer-BioNTech. O país encomendou 40 milhões de doses e espera ter disponíveis até ao final do ano, 10 milhões, o suficiente para proteger cinco milhões de pessoas.

Espanha

Espanha espera dar início ao seu programa de vacinação em Janeiro e imunizar uma parte substancial da população dentro de três meses, afirmou este domingo o chefe de Governo, Pedro Sánchez. “A campanha irá começar em Janeiro e terá 13 mil pontos de vacinação”, disse em conferência de imprensa, após uma cimeira com os líderes do G20.