Covid-19: Estados Unidos a postos para distribuição «em massa» das vacinas
O departamento de Transportes dos Estados Unidos garantiu que já tratou dos ‘preparativos’ para permitir o “envio em massa e imediato” das vacinas contra a covid-19, assegurando também que foram completadas todas as medidas regulamentares necessárias, segundo a agência Reuters.
De acordo com o departamento, as agências dos EUA têm trabalhado com empresas do setor privado que vão transportar vacinas desde as instalações de fabrico até aos centros de distribuição e pontos de inoculação.
Foram ainda estabelecidos “requisitos de segurança adequados para todos os perigos potenciais envolvidos no envio da vacina, incluindo normas para a conservação e arrefecimento”, acrescentou, citado pela Reuters.
O departamento de Transportes está a preparar-se para garantir entregas de doses de vacinas para cerca de 40 milhões de residentes nos Estados Unidos até janeiro, informaram as autoridades.
Os profissionais de saúde e outros grupos recomendados para as primeiras inoculações poderiam começar a receber doses dentro de 24 horas após a vacina ter recebido autorização regulamentar, informou esta terça-feira o conselheiro principal da Operação Warp Speed, o programa de compra e desenvolvimento de vacinas nos Estados Unidos.
A Pfizer já solicitou uma autorização de uso de emergência à Food and Drug Administration (FDA), a autoridade reguladora do medicamento dos EUA.
As autoridades realizaram um exercício, em novembro, onde simularam o carregamento das vacinas para assegurar que tudo estava em vigor para permitir que as entregas imediatas começassem nas próximas semanas.
“O departamento lançou as bases para o transporte seguro da vacina e orgulha-se de apoiar este esforço histórico”, disse a Secretária dos Transportes, Elaine Chao, num comunicado.