Covid-19: Espanha reduz incidência do vírus para metade (Já é das mais baixas da Europa)
Espanha foi atingida pela segunda vaga da pandemia ligeiramente mais cedo do que o resto da Europa e é agora um dos países com a mais baixa incidência de casos do continente. Atualmente, relata quase o mesmo número de infeções do que França ou a Alemanha, cerca de 300 por 100.000 habitantes. Este valor é menor do que o do Reino Unido, Bélgica ou República Checa.
O país está também longe dos países da União Europeia com as piores incidências, tais como Portugal, Itália, Polónia e Suécia – acima dos 650 casos por 100.000 habitantes. O número relativo a Espanha confirma a diminuição dos casos nas comunidades, o que já se nota no menor número de admissões hospitalares nos últimos dias.
No entanto, o cenário ainda é precário. Espanha é um dos países europeus com o maior número de mortes por covid-19 desde julho e continua a registar o dobro de óbitos por habitante do que a Alemanha, por exemplo. Além disso, a ocupação em unidades de cuidados intensivos (UCI) ainda está elevada, apesar do ligeiro decréscimo.
Espanha caiu esta quinta-feira do limiar de 250 casos por 100.000 habitantes, segundo o Ministério da Saúde espanhol.
No resto da Europa, a maioria dos países está a virar as curvas ou picos de infeção, mas as segundas vagas da pandemia têm sido irregulares. Vários países parecem ter ultrapassado o seu pico, embora Portugal, Suécia, Polónia ou Itália ainda estejam acima dos 650 casos por 100.000 habitantes.
Espanha registou esta quinta-feira 10.127 novos casos de covid-19, elevando para 1.675.902 o total de infetados no país desde o início da pandemia, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 254 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 46.038.