Covid-19: Espanha passa a exigir teste negativo à chegada a partir de hoje

Espanha vai passar a exigir a partir desta segunda-feira, dia 23 de novembro, a apresentação de um teste PCR negativo realizado 72 horas antes da chegada a um aeroporto ou porto do país de um viajante vindo de países de risco.

Agências de viagens, operadores turísticos e empresas de transporte aéreo ou marítimo e qualquer outro agente que venda bilhetes devem passar a informar desta nova exigência os passageiros de países considerados de risco da pandemia de covid-19 cujo destino final seja um aeroporto ou porto espanhol, anunciou o Ministério da Saúde espanhol.

No caso dos países europeus e do espaço Schengen será seguido o mapa de risco elaborado pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.

De acordo com o último relatório deste organismo, todos os países europeus estão em risco máximo, exceto a Noruega, Finlândia e Grécia, que seriam, em princípio, os únicos isentos de apresentar o teste.

Para os países terceiros, a referência será o nível de incidência acumulada de casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

A nova medida cumpre a recomendação europeia de 13 de outubro última, que aconselhou os Estados-membros da União Europeia a terem por base nas suas restrições de viagem na União Europeia a situação epidemiológica, estabelecendo um código de cores por zona.

Esta medida vem juntar-se aos controlos sanitários que já se efetuam, controlo visual e temperatura, a todos os passageiros internacionais nos pontos de chegada a Espanha.