Covid-19: Empresas portuguesas preparam chegada e distribuição de vacinas

Há empresas portuguesas que já se estão a preparar para a chegada e para a distribuição das futuras vacinas contra a covid-19 no país, como é o caso da Aralab e da APP Thermal, avança a RTP.

Estas empresas desenvolveram dispositivos que conseguem manter as temperaturas muito baixas – algo necessário ao armazenamento das vacinas. Neste sentido, podem ajudar a garantir o seu transporte e preservação.

A Aralab “é das empresas em Portugal que tem tido uma atividade grande nesta área, nos negócios que desenvolve normalmente. Coloca vários tipos de equipamentos a temperaturas de 4/5ºC, que já são frias, até -20ºC, -70/-80ºC. É a nossa rotina diária”, afirmou o administrador da Aralab, Luís Branco, em declarações à Antena 1.

A empresa tem equipamentos disponíveis para colocar imediatamente no mercado, “com alguma facilidade e rapidez”. A Aralab já comunicou ao Governo e ao Infarmed a sua disponibilidade em cooperar no transporte e armazenamento das vacinas a baixas temperaturas.

Também a APP Thermal – Advanced Products Portugal, que trabalha em soluções de transporte a frio, está disponível para ajudar no transporte. “Pode ser uma caixa, uma bolsa ou arranjar isolamentos para grandes contentores térmicos”, indica o CEO da APP Thermal, Manuel Pizarro, à Antena 1.

A empresa tem estado em conversações com um dos fabricantes das vacinas, segundo Manuel Pizarro, apesar de não ter revelado qual.

Ambas estão à espera de respostas e estão também a aguardar pelo plano de vacinação para Portugal.