Covid-19: «Do comportamento de cada cidadão, depende a saúde de todos». Médicos lançam petição dirigida aos portugueses
Um grupo de médicos lançou uma petição pública dirigida aos portugueses onde apela para o cumprimento das regras sanitárias e das medidas de combate à pandemia, pedindo a “ajuda de todos os portugueses”.
“Nós, médicos portugueses, dirigimos esta petição ao povo português. Realizamos esta petição porque queremos cuidar de si!”, lê-se no início do abaixo-assinado. Até esta terça-feira de manhã, a petição contava com 1175 assinaturas.
“O período que estamos a viver, devido à pandemia COVID-19, é de uma extrema gravidade para a saúde, para o bem-estar físico, psíquico e social de todos nós. E é também um período de extrema gravidade sob a perspetiva financeira e económica para Portugal”, referem.
Neste sentido, o grupo de profissionais de saúde alerta que o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção “é o caminho para todos termos mais e melhor saúde” e é o “caminho que salva mais vidas”.
Assim, apelam para o uso correto da máscara, cumprimento da distância de dois metros e das regras de etiqueta respiratória e de higiene (lavar as mãos com frequência e evitar tocar nos olhos, nariz e boca), já que “do comportamento de cada cidadão, depende a saúde de todos”.
No documento, os médicos avisam que “este Natal vai ser diferente”. “Para que no próximo ano a família se possa juntar com todos novamente à mesa, este ano, cada família deverá ficar em sua própria casa”, apelam os profissionais, pedindo que se evitem “os convívios entre familiares de agregados diferentes”.
O abaixo-assinado menciona ainda a sobrecarga do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que “é a saúde de todos que pode ficar em causa”. “É fundamental compreender que as imposições legais são insuficientes para controlar esta pandemia”, alertam também.