Covid-19: Distribuição da vacina nos EUA começa na próxima semana, garante Trump
Donald Trump afirmou esta quinta-feira que a distribuição da vacina contra a Covid-19 vai começar “na próxima semana ou na semana seguinte”. O anúncio foi dado através de um vídeo, gravado no feriado do dia de Ação de Graças.
“As vacinas vão chegar primeiro aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, aos idosos e outras pessoas. Alguns chamariam a isso um milagre médico”, disse Trump na sua declaração.
President @realDonaldTrump says vaccine distribution will “start next week and the week after” for frontline workers, seniors pic.twitter.com/dTx8Pi5tlx
— Team Trump (@TeamTrump) November 26, 2020
No vídeo, publicado no Twitter, Donald Trump destacou ainda que os Estados Unidos estavam a “achatar a curva”, enquanto “o mundo inteiro está a sofrer”.
O Presidente dos Estados Unidos destacou ainda a agilidade do desenvolvimento e futura aprovação de uma vacina contra o novo coronavírus. “Normalmente, levaria uns cinco anos só para obter a aprovação da autoridade reguladora do medicamento norte-americana [Food and Drug Administration, ou FDA]”, comentou.
O diretor do programa de vacinas norte-americano, Moncef Slaoui, já tinha anunciado que os primeiros cidadãos a receber uma vacina poderiam obtê-la já no próximo dia 11 de dezembro.
“O nosso plano é conseguir enviar vacinas para os locais de imunização em 24 horas a partir da aprovação, então espero que tal aconteça no dia 11 ou 12 de dezembro”, informou o responsável.
Os Estados Unidos são o país a nível mundial com o maior número de casos e de mortes por covid-19: 12,8 milhões e 263 mil, respetivamente, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.