Covid-19: Descoberta nova estirpe do vírus em caso de reinfeção em Espanha
Investigadores espanhóis, do Serviço de Microbiologia e Doenças Infeciosas do Hospital Gregorio Marañón, em Madrid, identificaram o primeiro caso de reinfeção em Espanha que teve origem numa estirpe diferente do SARS-CoV-2 (responsável pela doença covid-19).
Trata-se de uma mulher que esteve infetada pela primeira vez no início de abril com uma estirpe do vírus e, cerca de quatro meses e meio depois, em setembro, esteve infetada com outra estirpe, mais grave, que levou à sua hospitalização.
Já foram identificados alguns casos de reinfeção em vários hospitais, no entanto, esta é a primeira vez em que há registo de que as “duas infeções independentes ocorreram na mesma pessoa”, afirma o responsável pela descoberta e investigador no serviço de Microbiologia no centro de Madrid, Darío García de Viedma, citado pela EuropaPress.
Os estudos sobre reinfeções que foram comunicados até agora concentraram-se apenas na descrição dos casos. Agora, os investigadores do Hospital Gregorio Marañón descreveram o cenário epidemiológico completo em torno da reinfeção.
Descrevem então que o primeiro caso de reinfeção em Espanha é uma mulher que foi infetada em abril e setembro com estirpes diferentes. Através do ambiente epidemiológico da paciente conseguiram determinar que a origem da segunda infeção foi diferente da primeira, e que uma pessoas reinfetada também pode transmitir o vírus.
Para demonstrar que se está perante um caso de reinfeção não basta identificar um paciente que esteve duas vezes infetado em diferentes períodos de tempo, “é necessário demonstrar microbiologicamente que a estirpe SARS-CoV-2 que causou a reinfeção é diferente da que causou o primeiro episódio de doença, porque podem ocorrer casos de reativação do vírus”, explica Darío García de Viedma.
Durante o estudo, foi reconstruída uma sequência do genoma do vírus e realizadas investigações epidemiológicas aprofundadas que permitiram ordenar toda a cadeia de transmissão.
Até agora, são conhecidos 27 casos de reinfeção pelo novo coronavírus em todo o mundo.