Covid-19: Campanha “Dê troco a quem precisa” arranca hoje nas farmácias

A Associação Dignitude lança esta segunda-feira uma campanha de angariação de fundos, na qual convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias para ajudar pessoas afetadas pela pandemia da Covid-19.

A campanha “Dê troco a quem precisa”, que arranca hoje e termina em 22 de dezembro, convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à ‘Emergência abem: COVID-19’.

Em comunicado, a associação adianta que os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoiou, segundo a associação, mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.

A embaixadora da Associação Dignitude, Maria de Belém Roseira, lembra, citada na nota, que a resposta à pandemia impôs uma profunda alteração à vida em sociedade.

“O impacto económico e social das medidas de prevenção do contágio pela covid-19 atingiu uma dimensão ainda difícil de calcular, mas é já bem patente o aprofundamento das imensas dificuldades em muitas famílias portuguesas. Foi para apoiar estes nossos concidadãos que criámos a Emergência abem: COVID-19, para que mesmo neste momento de maior fragilidade possam continuar a ter acesso aos medicamentos, produtos e serviços de saúde de que tanto precisam para viver”, disse.

Maria de Belém Roseira recorda que antes da pandemia, uma em cada 10 pessoas em Portugal não conseguia comprar medicamentos.

“Sabemos que estes números são atualmente muito mais elevados. Por isso a campanha ‘Dê Troco a Quem Precisa’ é este ano dedicada a esta iniciativa, pelo que apelamos, uma vez mais, à generosidade de todos”, disse.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa através de transferência bancária.