Covid-19: 924 autos, três detenções e um estabelecimento encerrado. O balanço deste fim de semana

A Polícia de Segurança Pública (PSP) procedeu este fim de semana ao levantamento de 924 autos por contraordenação, à detenção de três pessoas e também ao encerramento de um estabelecimento pelo não cumprimento das regras em vigor no âmbito do estado de emergência.

«Fizemos três detenções, uma das quais por violação do confinamento obrigatório, uma pessoa infetada que por ordem médica devia ficar em casa e foi encontrada na via pública, encerrámos um estabelecimento e levantámos 924 autos de policia por contraordenação», revela o intendente da PSP, Nuno Carocha, à Executive Digest.

Destes, explica o responsável, «565 foram por não cumprimento do dever geral de confinamento, pessoas que estavam na via púbica sem um motivo legalmente válido, 153 por circulação entre concelhos sem justificação, 53 por não utilização da máscara em espaços públicos, 40 por consumo de álcool na via pública e oito por realização de eventos».

«O exemplo mais recente é o de uma festa em Évora com cerca de três dezenas de pessoas e que apesar de ser numa residência particular, esse tipo de eventos ainda não é permitido», detalhe o porta-voz.

Questionado sobre a adesão dos portugueses às normas em vigor, Nuno Carocha indica que «por um lado, em relação às últimas semanas registamos um maior cumprimento, mas ainda estamos muito longe, por exemplo, daquilo que se verificou em março e abril do ano passado».

«É possível fazermos melhor e a PSP dá também atenção ao facto de as condições atmosféricas estarem a melhorar e puxarem as pessoas para a rua», afirma sublinhando que «vamos continua a fiscalizar».

Desta forma, o responsável renova o apelo «a todas as pessoas para que cumpram as normas do estado de emergência». «Apesar de as notícias no campo da saúde serem melhores, ainda não estamos numa situação de absoluta normalização, portanto apelamos a que continuem a cumprir as regras para que consigamos sair o mais rápido possível desta crise pandémica», conclui.