Conhece o ‘bluesnarfing’? Polícia alerta para nova técnica que permite aceder ao seu telemóvel a 10 metros de distância

A polícia espanhola alerta para uma nova ameaça cibernética que pode ‘valer’ aos cibercriminosos o acesso ao seu smartphone.

Num vídeo na rede social ‘TikTok’, no canal oficial da Polícia Nacional, é deixado o aviso para os riscos de ter sempre o Bluetooth ligado no telemóvel. “Cuidado, pode ser vítima de ‘bluesnarfing'”, avisa a agente, alertando que “basta que o cibercriminoso esteja a 10 ou 15 metros de distância para que possa aceder ao seu telefone”.

De acordo com as autoridades do país vizinho, o objetivo dos cibercriminosos ao utilizarem esta técnica “é roubar dados, como contactos, e-mails, mensagens ou mesmo ficheiros armazenados no telemóvel”. Depois, “vendem essas informações na dark web ou utilizam os dados para cometer outros tipos de golpes ou extorsões”.

No entanto, há recomendações que deve seguir para evitar o ‘bluesnarfing’: a primeira delas é manter sempre o software do aparelho atualizado, pois uma aplicação obsoleta e sem suporte técnico é uma falha de segurança pela qual os hackers podem aceder facilmente a qualquer telefone.

A Polícia Nacional aconselha também a “desativar o Bluetooth sempre que não estiver a ser utilizado” e “rejeitar qualquer pedido de ligação que venha de um dispositivo desconhecido” – isso deve ser suficiente para não vermos os nossos dados pessoais comprometidos devido a esta técnica.

@policia ¿Llevas siempre el #bluetooth 🛜 activado? 🚨Pues ten en cuenta estos consejos si no quieres ser víctima del #bluesnarfing #policia #consejos #tecnologias ♬ Latin guitar/Western music/Video/Light/Commercial(1408961) – SUNNY HOOD STUDIO

Ler Mais