«Confinamento começa a produzir resultados e vacinação vai criando imunidade», afirma Costa

O primeiro-ministro, António Costa, já saudou a chegada da comitiva médica alemã que aterrou esta quarta-feira à tarde em Lisboa. Numa publicação na rede social Twitter, o governante aproveitou para sublinhar que o “confinamento começa a produzir resultados” e que a vacinação contra a covid-19 “vai criando imunidade”.

A ajuda médica alemã chegou hoje a Portugal com uma equipa formada por 26 profissionais de saúde que vão trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa, dando apoio ao sistema de saúde português que tem estado sob forte pressão nas últimas semanas devido ao elevado número de casos de covid-19.

“Agradecemos todas as ofertas de apoio dos diversos parceiros europeus. Traduzem o valor da solidariedade e reforçam o sentimento de pertença à União. Dou as boas vindas à equipa alemã que acaba de chegar a Portugal”, escreveu ainda o primeiro-ministro.

O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou no dia 25 de janeiro, depois de a ministra da Saúde, Marta Temido, ter pedido ajuda à ministra da Defesa da Alemanha, Annegret Kramp-Karrenbauer.

Na publicação no Twitter, António Costa aproveitou também para agradecer o “extraordinário esforço” dos profissionais de saúde portugueses e deixou ainda uma mensagem de esperança, lembrando que as restrições que estão em vigor em Portugal começam a dar frutos.

O chefe do Governo esteve hoje presente numa unidade de saúde familiar em Lisboa, onde prestou declarações a propósito da nova fase de vacinação que arrancou esta quarta-feira no país.

Depois de “400 mil pessoas” vacinadas com a primeira dose, Portugal entra agora numa fase “muito mais exigente”, que abrange “um universo total de 900 mil pessoas” e que “vai exigir uma grande capacidade de mobilização de todas as unidades de saúde”.