Compras online sofreram quebra de 25% com reabertura da economia em abril

A reabertura da economia no início de abril provocou uma quebra de 25% nas vendas online, em junho, em comparação com o mês de março deste ano, de acordo com a empresa especializada em serviços de pagamento, euPago.

Como afirma a fintech portuguesa “esta queda acentuada poderá ser explicada pelo fim de muitas medidas restritivas da liberdade de circulação e pela abertura das lojas físicas, que permitiram que os portugueses retomassem alguns dos seus hábitos de consumo tradicionais”.

A pesquisa revela ainda que a descida abrupta do volume de negócios refletiu-se em todos os meios de pagamento, inclusive no multibanco e no MB Way, que representam cerca de 85% do volume de transações desses clientes. O MB Way, apesar de ter registado uma quebra de 13% no número de transações entre março e junho deste ano, continua a ser o meio de pagamento que mais cresce em Portugal (cerca de 10% por mês).

Apesar de o mês de julho ter mantido a tendência, agosto apresenta sinais de uma retoma promissora para quase todos os negócios do setor digital. Tendo em conta os dados verificados nos primeiros dias do mês, é expectável que o volume de faturação destes clientes ascenda aos 40 milhões de euros (mais 8 milhões do que em junho) e o número de transações aumente cerca de 40%.

Num ano típico, setembro atinge um crescimento de 10% relativamente a agosto, impulsionado pelo fim das férias e pelo regresso às aulas. Se se confirmar este comportamento, os comerciantes vão faturar 50% mais do que em junho, um crescimento significativo em apenas 3 meses, fundamental para atenuar os efeitos da pandemia na economia portuguesa e nos comerciantes.

Esta análise resulta de uma amostra de 200 clientes de diferentes áreas de negócio e-commerce.