Compactos 2016: Luta intensa
O ano de 2016 será de grandes novidades em termos de modelos compactos, prevendo-se a chegada de muitos e fundamentais modelos para este segmento, que apesar da ascensão dos SUV e dos citadinos continua a ser um dos mais importantes para o mercado europeu.
Uma das novidades mais relevantes, no segmento dos familiares compactos, será o facelift esperado para o Volksagen Golf, que deverá ser revelado por ocasião do Salão de Paris, em setembro de 2016. Beneficiando de alguns retoques estéticos que o colocarão em linha com outros modelos da marca germânica, as maiores novidades deverão ser observadas ao nível do equipamento (com a adoção do Virtual Cockpit como opção) e da eficiência das motorizações.
Outro modelo importante será o novo Honda Civic, cujo concept será mostrado em Genebra, já em março, estando a versão de produção agendada para revelação em Paris. Assentará já no novo conceito de plataforma global da Honda para o Civic, devendo receber alguma inspiração da variante lançada recentemente nos Estados Unidos. Um dos destaque será a estreia de uma nova gama de motores turbo de 1.0 e 1.5 litros, com cerca de 130 cv e 180 cv, respetivamente.
Na mesma senda de familiares compactos, o ano de 2016 trará consigo a variante carrinha do Opel Astra, previsto para o primeiro trimestre do ano com a mesmo gama de tecnologia e de motores que a versão de cinco portas revelada em novembro, e também do novíssimo Renault Mégane, sendo que a versão de cinco portas chegará, ela própria, bem no início de 2016. Com efeito, será a partir de 29 de janeiro que o popular modelo gaulês chegará ao mercado nacional, com uma série de motores a TCe a gasolina e dCi a gasóleo de elevada eficiência. No final do verão chegará, então, a carrinha do Mégane e, de igual forma, uma variante de três volumes.
Pelo lado das marcas Premium, também existirão novidades, como o BMW Série 1 berlina que se encontra a ser desenvolvido e testado e do qual o concept mostrado recentemente na China aponta o caminho a seguir pela marca bávara. A sua apresentação deverá ter lugar em Genebra, ainda que nada esteja confirmado neste sentido.
Por seu lado, a Alfa Romeo reentra na luta dos compactos com um facelift mais pronunciado do Giulietta, que também será revelado em Genebra, com linhas modernizadas e motores mais eficazes.
Do lado da Mercedes-Benz, a marca de Estugarda terá a seu cargo as renovações de meio de ciclo da berlina compacta CLA e da carrinha CLA Shooting Brake, cujas revelações estarão para breve, tendo-se já encontrado muitos vídeos de ensaios na Internet. Alterações pouco significativas na estética e mais profundas por baixo do metal, antecipando-se motores mais eficientes.
A SEAT deverá apresentar o facelift de meio de ciclo do bem-sucedido Leon, que deverá trazer consigo motores mais eficientes e novas tecnologias de segurança e de infoentretenimento.
Do lado da Hyundai e da Kia, esperam-se os seus novos modelos híbridos e elétricos, o IONIQ e Niro, respetivamente, desenvolvidos em conjunto e que, por enquanto, já confirmado no caso do modelo da Hyundai consistirá num trio de motorizações, entre o híbrido normal, híbrido Plug-in e 100% elétrico. Do lado da Kia haverá ainda espaço para o Optima com uma versão carrinha para atrair uma franja maior de clientes europeus.
Da Toyota virá como grande novidade o Prius, com desenho completamente diferente, mais arrojado e mais em linha com o que se viu no visionário Mirai. Chegará a Portugal ainda no primeiro semestre de 2016.