Como podem os líderes lidar com o Quiet Quitting? Conheça 5 dicas
O Quiet Quitting deixou rapidamente de ser uma tendência das redes socias, para de facto emergir no mundo corporativo. Traduzido à letra significa “demissão silenciosa”, no entanto, este fenómeno não se trata de se estar ou não satisfeito no emprego, nem de pedir a demissão.
Esta nova tendencia corresponde à redução de esforço e à limitação das tarefas profissionais consoante o que está estipulado na descrição de trabalho do colaborador, cingindo-se ao seu horário laboral e não mais que isso. No fundo, o objetivo deste movimento é exigir melhores condições de trabalho, reconhecimento, dar valor à vida fora do horário e cuidar da saúde mental, ou seja, garantir o equilíbrio ideal entre a vida profissional e a vida pessoal.
Neste sentido, a Factor H, empresa de recrutamento e seleção, mostra-nos 5 dicas que os líderes podem utilizar para enfrentarem mais facilmente esta situação:
- Tente entender as razões da pessoa em questão para estar a aderir a este fenómeno. Isto pode exigir uma conversa aberta e honesta com o colaborador, de modo a descobrir as razões que o leva a querer deixar a empresa;
- Ofereça apoio e meios para ajudar a pessoa a resolver alguma preocupação ou problema que possam ter. Isto pode incluir, proporcionar treino adicional, oferecer mentoria ou até mesmo fazer a ligação entre a pessoa e outros recursos ou sistemas de apoio dentro da empresa;
- Se a pessoa estiver disposta a ficar, tente apresentar um plano para responder às suas preocupações e ajudá-la a sentir-se mais satisfeita no seu trabalho. Isto pode incluir oferecer-lhe novos desafios ou oportunidades para crescer, ou fornecer-lhe apoio ou recursos adicionais para ajudá-la a ter sucesso;
- Se a pessoa decidir desistir apesar dos seus esforços, tente lidar com a situação de forma profissional e respeitosa. Isto pode envolver ajudar a pessoa quando sair da empresa e fornecer-lhe uma referência ou recomendação positiva para um futuro emprego;
- Utilizar a situação como uma oportunidade para refletir sobre a cultura e as políticas da empresa, e considerar fazer mudanças ou melhorias para evitar situações semelhantes. Isto pode incluir oferecer mais apoio e recursos aos empregados, melhorar a comunicação e colaboração dentro da equipa, ou criar um ambiente de trabalho mais positivo e envolvente.