Como estão as consultoras a moldar a transformação digital das empresas?
As consultoras desempenham um papel crucial na digitalização das empresas, actuando como impulsionadoras de novidades e facilitadoras da adaptação às mudanças tecnológicas.
Com base no seu amplo conhecimento e know-how do mercado, ajudam as empresas a identificar sectores nos quais a tecnologia pode aumentar a eficiência, optimizar processos e gerar novas oportunidades de crescimento. Uma estratégia fundamental das consultoras consiste em apoiar as empresas na elaboração de uma visão clara para a digitalização, sempre em consonância com os seus objectivos estratégicos. Além da promoção de uma mudança cultural que permita aos colaboradores adoptarem essas inovações, a implementação de tecnologias como Inteligência Artificial, automação, Big Data e soluções em cloud também é fundamental.
No entanto, esse processo apresenta desafios consideráveis. Resistir à mudança, integrar novas tecnologias aos sistemas existentes e promover uma mudança cultural são desafios frequentes enfrentados pelos consultores. Para além disso, as consultoras enfrentam o desafio de garantir que as soluções digitais implementadas sejam escaláveis e seguras, ao mesmo tempo em que apostam na experiência do cliente e na eficiência operacional.
Pode consultar este artigo na íntegra na edição de dezembro. Assine aqui ou adquira já a edição nas bancas.