Como é que as empresas podem monitorizar tendências para assegurar o sucesso do negócio?

Todas as empresas deveriam monitorizar as tendências da indústria onde operam frequentemente, tanto em termos de atividade, como em termos de resultados como em termos de satisfação dos clientes.

Apesar de ser uma tarefa com necessidade de ser feita quase diariamente, muitas vezes há outros assuntos que acabam a ultrapassar a monitorização de tendências na lista de prioridades.

Há várias estratégias que as empresas podem adotar para seguir as tendências, por isso, segue uma lista com algumas das mais importantes:

– Estar atento aos comportamentos do consumidor: as empresas têm de saber como o cliente pensa, como se sente e quais são as expectativas para o seu negócio, pois ter a empatia dos clientes é o que cria sucesso entre o público. Para que isto seja feito, é necessário estudar o comportamento do consumidor, a sua cultura, grupo social, tipo de causas que segue, motivações profissionais e pessoais.

– Pedir opinião aos clientes: o feedback dos consumidores pode ser a melhor forma de adaptar o seu negócio às várias tendências, pois as suas dicas podem dar ideias para novas estratégias, fazer melhorias, expandir a oferta ou até lançar novos produtos. As opiniões podem ser adquiridas através de formulários por email ou mensagem.

– Passar mais tempo nas redes sociais: haverá melhor local para perceber as novas tendências do que as redes sociais? Com essas ferramentas online podemos estar sempre a par das notícias e novas tendências dos temas que mais interessam para a empresa, assim como aquilo que os clientes mais mostram interesse.

– Não esquecer as tendências internacionais: apesar de estarmos em Portugal, não devemos só seguir as tendências da indústria no nosso país. É importante ir seguindo também o que se passa no resto do mundo e assim a possibilidade de trazer novidades para a sua empresa é maior.

– Ir controlando a concorrência: apesar de não ser indicado usar as ideias da concorrência, é importante seguir os seus passos nem que seja para adotar ideias semelhantes, mas de uma perspetiva diferente que possam ser uma mais-valia e sem perder a identidade.

– Ter alertas ativos e assinar newsletters: desta forma, estamos sempre informados ao segundo sobre o que se passa no mundo, sem ter de ir sequer procurar. As notificações que recebemos podem ser ainda filtradas apenas para assuntos que tenham a ver com o negócio em questão.

Ler Mais