Clientes do Metro de Lisboa mais satisfeitos em 2019
Os clientes do Metropolitano de Lisboa aumentaram o seu índice de satisfação com os serviços prestados em 2019, de acordo com um estudo realizado em Outubro do mesmo ano com vista a melhorar a qualidade da empresa.
O estudo de 2019 regista 7,35 pontos no Índice de Satisfação do Cliente, em contraste com os 7,11 verificados no mesmo período do ano anterior, numa escala de 0 a 10 pontos.
Desta forma verifica-se uma evolução bastante positiva de 2,51%, relativamente à média dos últimos seis estudos anteriores, bem como de 3,38% relativamente ao mesmo período.
Os clientes mais satisfeitos passam pelas linhas verde e azul, verificando-se também uma maior satisfação na hora de ponta da manhã.
Todas estas componentes de serviço melhoraram significativamente a sua pontuação relativamente a 2018, exceptuando a segurança: a informação disponibilizada conseguiu 7.70 pontos; a acessibilidade 7.55 pontos; o conforto 7.27 pontos; o apoio ao cliente 7.26 pontos; o tempo de espera 7.13 pontos; a oferta de serviço 7.10 pontos e , por último a segurança 7.02 pontos.
A lealdade atingiu uma pontuação de 8.67 pontos, a expectativa de qualidade registou 7.38 pontos, aumentando também face a 2018. Com 6.99 pontos encontra-se a imagem que os clientes têm acerca do Metro, quando questionados sobre se o serviço está próximo daquilo que consideram o ideal. Também a forma como o Metropolitano de Lisboa se preocupa com os seus clientes é pontuada por estes com 7.08 pontos.
As sugestões de melhoria registaram uma diminuição em 2019, relativamente ao aumento da qualidade do serviço prestado. 52% delas remetem para os comboios.
As cinco sugestões de melhoria mais indicadas são a maior frequência de comboios e redução dos tempos de espera, com 21% e 20% respectivamente, em terceiro lugar classifica-se, com 16%, a necessidade de uma maior vigilância nas estações, a redução de avarias posiciona-se em quarto lugar, com uma percentagem de apenas 11%, em último lugar,com 9%, encontra-se a sugestão de melhor funcionamento das escadas mecânicas.