Citações
As frases que melhor retratam o quotidiano dos negócios. A sua resistência à passagem do tempo e a credibilidade dos seus autores fazem destas máximas inquestionáveis ferramentas preciosas para os gestores
<h3>Acção</h3>
<p><em>«O meu princípio é nunca dizer nada; apenas fazer.»</em></p>
<p><pre>Lou Gerstner, presidente da IBM</pre></p>
<hr />
<p><em>«As ideias e as estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução.»</em></p>
<p><pre>Percy Barnevick, ex-presidente da Asea Brown Boveri</pre></p>
<hr />
<h3>Capital e mercados financeiros</h3>
<p><em>«O cimento da nossa democracia é o empregado que ganha 15 dólares por hora. É ele que vai comprar a casa, o carro e o frigorífico. Ele é o óleo que faz rodar a máquina.»</em></p>
<p><pre>Lee Iacocca, ex-presidente da Chrysler</pre></p>
<hr />
<p><em>«Um homem de negócios é aquele que compra a 10 e fica satisfeito quando vende a 12. Os outros compram a 10, deixam subir até 18 sem fazer nada, esperando que chegue aos 20. Quando o preço cai para 2 esperam que volte aos 10 para venderem.»</em></p>
<p><pre>VS Naipaul, novelista</pre></p>
<hr />
<p><em>«Onde é que tem mais probabilidades de encontrar pessoas com uma menor diversidade de experiências, com o maior investimento no passado e com a maior reverência pelos dogmas da indústria? No topo.»</em></p>
<p><pre>Gary Hamel, co-autor de Competing for the Future</pre></p>
<hr />
<p><em>«Os chefes são claramente a fonte dos nossos problemas… eu ataco-os por uma questão de sobrevivência!»</em></p>
<p><pre>Tom Peters, consultor</pre></p>
<hr />
<h3>Conselhos</h3>
<p><em>«Não podemos competir com o custo de mão-de-obra da China. O que temos de nivelar é o nosso know-how.»</em></p>
<p><pre>Carlo de Benedetti, presidente da Olivetti</pre></p>
<hr />
<p><em>«A McKinsey pensa que vende grandes estratégias e grandes ideias quando, na verdade, o seu papel é deixar que os gestores continuem a fazer asneiras. Eles fazem grandes análises, mas não ajudam a sua empresa a chegar ao topo.»</em></p>
<p><pre>Robert Waterman, consultor</pre></p>
<hr />
<h3>Conhecimento</h3>
<p><em>«Um consultor resolve os problemas das outras pessoas. Nunca conseguiria fazer isso. Eu só quero ajudar as outras pessoas a resolverem os seus próprios problemas.»</em></p>
<p><pre>Charles Handy, guru da gestão</pre></p>
<hr />
<p><em>«Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusem a aprender, reaprender e voltar a aprender.»</em></p>
<p><pre>Alvin Toffler, futurologista</pre></p>
<hr />
<h3>Decisão</h3>
<p><em>«Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir.»</em></p>
<p><pre>Napoleão Bonaparte, general francês</pre></p>
<hr />
<p><em>«As pessoas são pagas para fazer juízos devalor e tomar decisões.»</em></p>
<p><pre>Elliott Jaques, investigador na área da gestão</pre></p>
<hr />
<h3>Escolas de negócios</h3>
<p><em>«As escolas de negócios formam as pessoas para se sentarem nos seus gabinetes e olharem para casos de estudo. Quanto maior sucesso Harvard tiver, mais negócios falharão.»</em></p>
<p><pre>Henry Mintzberg, teórico da gestão</pre></p>
<hr />
<p><em>«A grande vantagem que tive quando iniciei a Body Shop era nunca ter frequentado uma escola de negócios.»</em></p>
<p><pre>Anita Roddick, fundadora da Body Shop</pre></p>
<hr />
<h3>Ética e valores</h3>
<p><em>«Se enfrenta uma recessão, não precisa de despedir trabalhadores; a companhia tem de sacrificar os seus lucros. Faz parte do risco e da responsabilidade da gestão. Os empregados não têm culpa; por que é que têm de sofrer?»</em></p>
<p><pre>Akio Morita, co-fundador da Sony</pre></p>
<hr />
<p><em>«Horroriza-me que a Ética seja uma cadeira opcional em Harvard.»</em></p>
<p><pre>Sir John Harvey-Jones, ex-presidente da ICI</pre></p>
<hr />
<h3>Gestão</h3>
<p><em>«A gestão é a actividade ou arte em que aqueles que ainda não foram bem sucedidos e aqueles que já conheceram o fracasso são conduzidos por aqueles que ainda não fracassaram.»</em></p>
<p><pre>Anónimo</pre></p>
<hr />
<p><em>«Gerir é como tomar um banho.Primeiro ensaboa-se. Depois, pensa um bocado. O problema é que a maioria dos gestores anda a tomar duche.»</em></p>
<p><pre>Antoine Riboud, presidente da BSN</pre></p>
<hr />
<h3>Globalização</h3>
<p><em>«Existirão dois tipos de executivos nos próximos cinco anos: os que pensam globalmente e os que estarão desempregados.»</em></p>
<p><pre>Peter Drucker, teórico da gestão</pre></p>
<hr />
<p><em>«Pense globalmente, actue localmente, pense tribalmente, actue universalmente.»</em></p>
<p><pre>John Naisbitt, futurologista</pre></p>
<hr />
<h3>Grandes organizações</h3>
<p><em>«Quando uma empresa se torna muito grande, divida-a em companhias mais pequenas. Quando as pessoas que trabalham no mesmo edifício não se conhecem todas, tudo se torna impessoal. É a altura de dividir a empresa.»</em></p>
<p><pre>Richard Branson, patrão da Virgin</pre></p>
<hr />
<p><em>«As únicas grandes companhias que conseguirão ter êxito são aquelas que consideram os seus produtos obsoletos antes que os outros o façam.»</em></p>
<p><pre>Bill Gates, fundador da Microsoft</pre></p>
<hr />
<h3>Líderes e liderança</h3>
<p><em>«Os gestores fazem as coisas bem. Os líderes fazem as coisas certas.»</em></p>
<p><pre>Warren Bennis, guru em liderança</pre></p>
<hr />
<p><em>«A liderança produz a mudança. Essa é a sua função básica.»</em></p>
<p><pre>John Kotter, guru de gestão de Harvard</pre></p>
<hr />
<h3>Marcas</h3>
<p><em>«Qualquer tonto pode fazer negócio, mas é preciso génio, fé e perseverança para criar uma marca.»</em></p>
<p><pre>David Ogilvy, guru da publicidade</pre></p>
<hr />
<p><em>«Uma marca é uma promessa e, no final, você tem de cumprir a promessa. A Coke promete refrescá-lo; a Gateway Computer promete tornar-se a locomotiva que o transportará ao longo da pradaria de Silicon. Não há diferenças entre o que vende e aquilo em que acredita.»</em></p>
<p><pre>Watts Wacker, futurologista</pre></p>
<hr />
<h3>Marketing</h3>
<p><em>«As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.»</em></p>
<p><pre>Philip Kotler, especialista de marketing</pre></p>
<hr />
<p><em>«O marketing é importante de mais para ser entregue ao departamento de marketing.»</em></p>
<p><pre>David Packard, fundador da HP</pre></p>
<hr />
<h3>Mudança</h3>
<p><em>«A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro.»</em></p>
<p><pre>John F. Kennedy, presidente americano</pre></p>
<hr />
<p><em>«Temos de fazer a mudança que queremos ver no futuro.»</em></p>
<p><pre>Mahatma Gandhi, líder indiano</pre></p>
<hr />
<h3>Originalidade</h3>
<p><em>«Precisamos de fazer algo quando as pessoas acham a ideia louca. Quando acham que é uma boa ideia é porque já há alguém a fazer isso.»</em></p>
<p><pre>Hajime Mitari, presidente da Canon</pre></p>
<hr />
<p><em>«Se não conseguir ser diferente, está condenado.»</em></p>
<p><pre>Roberto Goizueta, ex-presidente da Coca-Cola</pre></p>
<hr />
<h3>Persistência</h3>
<p><em>«A vida é normalmente comparada a uma maratona, mas acho que é mais como um sprint: longos períodos de trabalho árduo pontuados por breves momentos em que temos a oportunidade de dar o nosso melhor.»</em></p>
<p><pre>Michael Johnson, atleta olímpico</pre></p>
<hr />
<p><em>«Tens de beijar muitos sapos antes de encontrares um príncipe.»</em></p>
<p><pre>Princípio da 3M</pre></p>
<hr />
<h3>Pessoas</h3>
<p><em>«Como se explica que quando preciso apenas dum par de mãos tenha de lidar com um ser humano?»</em></p>
<p><pre>Henry Ford, o primeiro fabricante de carros para o povo</pre></p>
<hr />
<p><em>«De tudo o que fiz, o mais importante foi coordenar o talento daqueles que trabalharam para nós e indicar-lhes o objectivo pretendido.»</em></p>
<p><pre>Walt Disney, criador do Mickey</pre></p>
<hr />
<h3>Poder</h3>
<p><em>«Ser poderoso é como ser uma senhora. Se tem de dizer aos outros que o é, então é porque não é.»</em></p>
<p><pre>Margaret Thatcher, ex-primeiro-ministro britânico</pre></p>
<hr />
<p><em>«Existem reis e profetas. Os reis têm o poder; os profetas têm os princípios.»</em></p>
<p><pre>Tony Benn, político britânico</pre></p>
<hr />
<h3>Publicidade</h3>
<p><em>«Fazer negócios sem publicidade é como piscar o olho a uma miúda no escuro; você sabe o que está a fazer, mas mais ninguém sabe.»</em></p>
<p><pre>Anónimo</pre></p>
<hr />
<p><em>«Aprendi que é mais fácil fazer um discurso sobre boa publicidade do que fazê-la.»</em></p>
<p><pre>Leo Burnett, fundador da agência de publicidade Leo Burnett</pre></p>
<hr />
<h3>Qualidade</h3>
<p><em>«Reduzir o custo da qualidade é, de facto, uma oportunidade para aumentar os lucros sem aumentar as vendas, sem comprar novos equipamentos e sem contratar mais pessoas.»</em></p>
<p><pre>Philip Crosby, autor de Quality is Free</pre></p>
<hr />
<p><em>«A qualidade é a nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.»</em></p>
<p><pre>Jack Welch, presidente da General Electric</pre></p>
<hr />
<h3>Rapidez</h3>
<p><em>«Se está tudo sob controlo é porque não está a ir suficientemente rápido.»</em></p>
<p><pre>Mario Andretti, piloto de automóveis</pre></p>
<hr />
<p><em>«Neste negócio (computadores) há dois tipos de pessoas: os rápidos e os mortos.»</em></p>
<p><pre>Michael Dell, presidente da Dell</pre></p>
<hr />
<h3>Serviço ao cliente</h3>
<p><em>«Se providenciarmos a satisfação plena do cliente seremos lucrativos.»</em></p>
<p><pre>John Young, ex-presidente da Hewlett Packard</pre></p>
<hr />
<p><em>«O objectivo da Wal-Mart é ter um serviço ao cliente que não seja apenas o melhor, mas lendário.»</em></p>
<p><pre>Sam Walton, fundador da Wal-Mart</pre></p>
<hr />
<h3>Stress</h3>
<p><em>«Se não consegue dormir, mais vale levantar-se e fazer qualquer coisa. O que o consome é a preocupação, não a falta de sono.»</em></p>
<p><pre>Dale Carnegie, guru motivacional</pre></p>
<hr />
<p><em>«Se tem um trabalho sem preocupações, então não tem um trabalho.»</em></p>
<p><pre>Malcolm S. Forbes, editor da revista Forbes</pre></p>
<hr />
<h3>Sucesso</h3>
<p><em>«A minha fórmula de sucesso está assente em três palavras: trabalho, trabalho, trabalho.»</em></p>
<p><pre>Silvio Berlusconi, político e empresário italiano</pre></p>
<hr />
<p><em>«Se A for igual a sucesso, a fórmula será A = X+Y+Z. X é o trabalho, Y é o prazer e Z é manter a boca fechada.»</em></p>
<p><pre>Albert Einstein, cientista</pre></p>
<hr />