CIP e ISEG preveem que economia portuguesa tenha crescido até 1,8% em 2024

O Barómetro de Conjuntura Económica CIP/ISEG aponta para uma aceleração do crescimento real da economia portuguesa no último trimestre de 2024, com base na evolução favorável da atividade económica registada em novembro.

A análise revela que este crescimento foi particularmente visível nos setores do comércio a retalho e serviços, seguindo a tendência observada em outubro.

Os dados disponíveis para dezembro também indicam a continuidade da trajetória de crescimento homólogo, sustentada por uma evolução muito positiva nos indicadores da construção. No entanto, a Indústria interrompeu o crescimento observado desde setembro, registando variações negativas na produção de todos os agrupamentos industriais, o que contraria a tendência geral.

De acordo com Rafael Alves Rocha, Diretor-Geral da CIP, estes dados “dão consistência à anterior previsão do Barómetro de Conjuntura Económica CIP/ ISEG de um crescimento da economia portuguesa, no conjunto de 2024, entre 1,7% e 1,8%.”

Contudo, o responsável alerta para os riscos externos, de natureza económica, política e geopolítica, que exigem prudência nas previsões para o próximo ano, sobretudo “na remoção dos bloqueios que travam a competitividade e o crescimento das empresas”.