Cinco símbolos da independência ucraniana

Hoje, dia 24 de agosto, assinala-se o Dia da Independência da Ucrânia. Foi em 1991 que o país declarou oficialmente a sua independência da União Soviética e se tornou num Estado soberano.

Atualmente o dia revestiu-se de um novo significado, também de resistência à invasão russa que começou há um ano e meio, mas importa recordar os cinco símbolos nacionais da Ucrânia que representam o sacrifício, o orgulho e sacrifício do povo ucraniano.

Bandeira – A Bandeira da Ucrânia tem duas cores: o azul representa o céu e o amarelo os férteis campos de trigo do país. A bandeira foi usada durante a Guerra de Independência da Ucrânia, de 1917 a 1921, e a sua versão atual foi designada oficialmente pelo Parlamento em 1992.

O Tridente – Conhecido como ‘tryzub’, em forma de lança e com três pontas, tem séculos de história. O famoso ‘Volodymyr, o Grande’, figura histórica de grande relevo na Ucrânia começou a usar o símbolo nas moedas enquanto governou Kiev, entre 980 e 1015. Depois, durante a Guerra de Independência da Ucrânia, passou a ser usado como o brasão da nação ucraniana.

Com a votação pela independência, o tridente passou a ser o brasão de armas da Ucrânia, e desde início deste mês, está patete no monumento da Pátria em Kiev, substituindo a foice e o martelo da URSS.

Praça Maidan – A famosa praça que marca o centro de Kiev, também denominada Praça da Independência, foi ao longo de vários séculos palco de protestos pacíficos que se revelaram essenciais na mudança de rumo para a Ucrânia. Recebeu os protestos da Revolução no Granito, que veio a levar à votação pela independência, quando estudantes se reuniram para pedir reformas políticas. Também foi palco da Revolução Laranja, em 2004, e 10 anos depois, entre 2013 e 14, acolheu manifestantes do movimento Euromaidan que pediam parceria económica mais próxima com a Europa e reclamavam as políticas do antigo Presidente Viktor Yanukovych.

Girassol – É símbolo de poder económico e cultural. Representa a riqueza económica, já que a Ucrânia é um grande exportador de óleo de girassol

Letra Ї – O I com um trema tornou-se, ao longo da guerra, um símbolo da resistência ucraniana. Ainda que os idiomas da Rússia e Ucrânia sejam semelhantes, em russo não há o I com trema.

Assim, em Mariupol, os moradores começaram a pintar a letra em zonas públicas, manifestando-se cotra a presença de soldados russos.

Faz também referência a um poema de Ivan Malkovych, que versa sobre uma vela com a forma desta letra que deve ser protegida pelas crianças no futuro.