Cimpor investe em segunda fábrica em Moçambique
A Cimpor anunciou o investimento de 224 milhões de euros (250 milhões de dólares) na abertura da segunda fábrica da empresa em Moçambique através da Cimentos de Moçambique. O novo espaço será construído em Nacala de modo a garantir à empresa «a produção integral de cimento da região» ao garantir 1,5 milhões de toneladas de cimento por ano a partir de 2018, de acordo com o comunicado enviado à CMVM.
Na mesma nota, a Cimpor informa que «a implantação desta capacidade de produção será levada a cabo em parceria com um fornecedor internacional, sendo que a sua estrutura de financiamento não compromete o presente processo de desalavancagem da Cimpor». A parceria internacional não foi revelada.
A Cimentos de Moçambique, propriedade da Cimpor, já possui uma fábrica de produção de cimento em Matola e ainda quatro unidades de moagem que garantem à empresa a produção de 3,1 milhões de toneladas de cimento anualmente e ainda um quadro de trabalhadores de cerca de 1200 profissionais. Com a construção da nova fábrica, o número de trabalhadores deverá aumentar.