Cientistas encontram novas provas da origem da Covid-19 em morcegos e descobrem anticorpos que podem neutralizar o vírus

Os cientistas descobriram coronavírus relacionados ao Sars-CoV-2 que podem estar a circular em morcegos em muitas zonas da Ásia, avança a ‘BBC’, sublinhando que alguns demonstraram ter anticorpos capazes de neutralizar o vírus.

A equipa de investigação descobriu um vírus que é semelhante àquele que causa a Covid-19 em morcegos, num santuário de vida selvagem no leste da Tailândia, prevendo assim que coronavírus idênticos possam estar presentes nestes animais em muitas nações e regiões asiáticas.

Os investigadores disseram que a amostragem era limitada, mas estavam confiantes de que os coronavírus “com alto grau de parentesco genético com Sars-CoV-2 estão amplamente presentes em morcegos em muitas regiões da Ásia”. A área inclui Japão, China e Tailândia, segundo um relatório publicado na Nature Communications .

Mas nem tudo são más notícias. Isto porque a mesma equipa também analisou os anticorpos nos morcegos, descobrindo que estes foram capazes de neutralizar o vírus pandémico, o que é mais uma evidência de que os coronavírus relacionados com o Sars-CoV-2 estão a circular no sudeste asiático.

Martin Hibberd, professor da London School of Hygiene & Tropical Medicine, disse que estas descobertas destacaram a ampla distribuição de morcegos e vírus que podem estar relacionados com o motivo original que causou a pandemia.

“São necessários mais estudos para entender a forma como o Sars-CoV-2 passou dos animais para os humanos. As recentes investigações da OMS em Wuhan mostram que, até ao momento, não há evidências conclusivas de como tal aconteceu”, disse o responsável citado pela ‘BBC’.