Chuva, neve e vento: nova frente atinge Portugal e traz mau tempo este fim de semana
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para a chegada, este sábado, de um nova depressão que vai trazer chuva, vento e neve em Portugal.
A meteorologista Cristina Simões, citada pela rádio ‘TSF’, avisou que vem aí mais chuva, que vai prolongar-se durante toda a próxima semana. “A aproximação de uma nova superfície frontal vai-nos trazer novamente precipitação no final de sexta-feira para a região norte e litoral centro. Depois, para sábado e domingo, ainda temos a passagem dessa frente, vamos ter novamente precipitação, o vento vai também intensificar novamente. Não parece nada tão agressivo quanto o que tivemos no último dia, mas vamos voltar a ter alguma precipitação”, explicou.
Para este fim de semana, e ao longo da próxima semana, vai haver “passagem de algumas superfícies frontais”, por isso, “os agravamentos vão sendo alternados”. “Temporariamente vamos tendo melhoria, mas depois agrava novamente, portanto, vai ser uma semana de alguma precipitação”, sublinhou.
De acordo com as previsões dos meteorologistas, nas regiões Norte e Centro, pode esperar “céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, gradualmente de norte para sul”, com “períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros de norte para sul a partir da madrugada, e que serão mais frequentes até meio da tarde, e sob na forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da manhã”. Mais: “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de sul/sudoeste, por vezes forte (até 40 km/h) no litoral e nas terras altas até início da manhã, rodando para o quadrante oeste a partir da manhã, e enfraquecendo no final da tarde”, assim como uma “pequena descida da temperatura mínima no interior” e uma “pequena subida da temperatura máxima no interior da região Centro”.
Já se viver na região Sul do país, espere “céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, gradualmente de norte para sul”, com “períodos de chuva, que poderão ser localmente intensos e ocasionalmente acompanhados de trovoadas, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes, de norte para sul a partir da manhã”. Conte também com “neblina ou nevoeiros temporário até final da manhã” e uma “pequena subida da temperatura máxima”.
Se estiver na região da Grande Lisboa, o cenário não é muito diferente do resto do país: “Céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do início da manhã”, com “períodos de chuva, que poderá ser localmente intensa, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do início da manhã”. Também espere “vento moderado (20 a 30 km/h) de sul/sudoeste, por vezes forte (até 40 km/h) em especial junto ao Cabo Raso durante a madrugada, rodando para noroeste a partir da manhã, e enfraquecendo no final da tarde”, e “neblina ou nevoeiro temporário até início da manhã”.
Por último, se nos ler do Grande Porto, conte com “céu com períodos de muita nebulosidade” e “aguaceiros, mais frequentes até meio da tarde” – espere igualmente “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste, enfraquecendo no final da tarde”.