Chuva está hoje de regresso devido à depressão ‘Dorothea’: saiba como estará na sua região

A chegada de um sistema frontal, associado à depressão ‘Dorothea’, vai mudar o estado do tempo em Portugal: a depressão, que motivou avisos do IPMA nos Açores e Madeira, desloca-se para nordeste, sendo que não afetará diretamente o continente, mas não sairá do território sem deixar alguns aguaceiros à mistura – assim como algumas poeiras e vento.

As temperaturas vão subir, mais uma vez, e, à exceção de Trás-os-Montes, o frio noturno começa a desaparecer, o que promete tornar esta terça-feira um dia bastante agradável para esta altura do ano.

De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, para esta terça-feira conte com “períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Mondego a partir da tarde”, assim como a “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca durante a manhã. A partir da tarde, períodos de chuva no litoral a norte do Cabo Mondego”. Espere igualmente “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, nas terras altas, barlavento algarvio e faixa costeira a norte do Cabo Raso” e a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do nordeste transmontano”. Por último, conte com “formação de geada em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta” e “subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro”.

Assim, esta terça-feira, de acordo com os especialistas da plataforma ‘LusoMeteo’, hoje haverá períodos de céu muito nublado, com abertas, em especial nas regiões do Interior, e nas regiões mais a sul, sendo que o céu vai tornar-se encoberto para o meio da tarde no litoral Norte e Centro” – “durante a manhã podem ocorrer alguns aguaceiros dispersos, em especial na região Centro, pouco significativo. Já durante a tarde, particularmente ao final da tarde, espere a chegada de uma frente, com períodos de chuva previstos no litoral Norte e Centro”, referiram, salientando que “haverá, também, poeiras em suspensão, que aumentam gradualmente ao longo do dia” e um aumento das temperaturas, tanto mínimas como máximas, até 5 e 6 graus”.

Açores sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso amarelo para esta terça-feira, devido às previsões de vento, precipitação por vezes forte e agitação marítima.

Em comunicado, o IPMA aponta que o agravamento do estado do tempo deverá começar por afetar o grupo Ocidental (Flores e Corvo), que vai estar sob aviso amarelo a partir das 5h00 locais (6h00 em Lisboa) e até às 23h00 locais de terça-feira, por causa das previsões de vento (direção de sul, rodando para noroeste).

Flores e Corvo vão estar também sob aviso amarelo, referente a agitação marítima (ondas de oeste, passando a noroeste), entre as 11h00 locais (12h00 em Lisboa) e as 23h00 locais de terça-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo, para as duas ilhas do grupo Ocidental, devido às previsões de precipitação por vezes forte, entre as 20h00 locais (21h00 em Lisboa) de terça-feira e as 5h00 locais de quarta-feira.

Para as ilhas do grupo Central (Terceira, Faial, Graciosa, São Jorge e Pico) o aviso amarelo, por causa da agitação marítima (ondas de oeste, passando a noroeste) é válido entre as 17h00 locais (18h00 em Lisboa) de terça-feira e as 5h00 locais de quarta-feira.

O grupo Central vai estar igualmente sob aviso amarelo por causa do vento (direção de sudoeste, rodando para noroeste, entre as 20h00 locais (21h00 em Lisboa) de terça-feira e as 6h00 locais de quarta-feira.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha emitiram também um comunicado onde alertam para “um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima” nos grupos Ocidental e Central do arquipélago dos Açores, a partir de terça-feira e até ao final do dia de quarta-feira.

A agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 8 e os 12 segundos”.

“São esperados ventos provenientes do quadrante Noroeste, com uma intensidade média de até 84km/h e rajadas até 152km/h”, alertam ainda.