China procura turistas em Portugal
O Turismo da China (CNTA) está a investir, pela primeira vez, em acções de promoção em Portugal. Desde a criação de um site totalmente em português ao lançamento de uma campanha publicitária e à presença de um representante no País, a China não está a poupar esforços para atrair turistas portugueses para o continente asiático, refere um comunicado da CNTA.
Ainda assim, o objectivo é estreitar os laços entre a China e Portugal e promover não só a visita de portugueses à China mas também o turismo português para cidadãos chineses. Zhiyun Zhang, director do escritório nacional do Turismo da China em Espanha, esteve em Lisboa para anunciar a vontade em firmar parcerias com operadores turísticos portugueses para que o fluxo turístico possa ser potenciado nos dois sentidos.
Para já, a principal parceira do Turismo da China nesta aposta em Portugal é a Air China, companhia aérea que faz parte da Star Alliance, a par da portuguesa TAP.
De acordo com Zhiyun Zhang, 52 mil portugueses visitaram a China no último ano, mais 5,9% do que em 2013. No sentido inverso, 24 mil chineses viajaram para Portugal pela primeira vez, mais 33,9% do que no ano anterior.
O plano de expansão do turismo chinês, de que Portugal faz agora parte, tem como mote “2015, o ano da Rota da Seda” como forma de comemorar a história da China e dos países que fizeram parte desta fase.
O site em português criado pela Luvin já está operacional e inclui informações sobre os principais monumentos e locais a visitar e ainda explicações sobre o que é necessário para viajar para a China. Durante o mês de Junho vai para o ar também uma campanha publicitária para imprensa e exterior com a assinatura “A China como nunca a viu”.