China lança programa para ter em 2030 mais de 100 mil carros voadores de luxo a sobrevoar o país: veja os vídeos
O Governo chinês tem um plano ambicioso para o futuro: ver mais de 100 mil táxis aéreos e carros voadores a sobrevoar o país em 2030. Para atingir esta meta e liderar o mundo neste tipo de transporte, lançou uma iniciativa conhecida como ‘economia de baixa altitude’ através do qual será abertos milhares de vertiportos e cenas de rotas aéreas em toda a área da Grande Baía – que compreende as cidade de Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen, Huizhou e Zhaoqing, além de Hong Kong e Macau.
Inúmeros fabricantes e fornecedores de eVTOL (veículos elétricos de descolagem e aterragem verticais) já estão a aderir, porque aqui ninguém quer ser o último.
A empresa AutoFlight concluiu recentemente o primeiro voo do seu modelo Prosperity, um design com capacidade para quatro passageiros mais o piloto que está equipado com um sistema de propulsão puramente elétrico que lhe permite percorrer autonomamente 250 quilómetros a uma velocidade de cruzeiro de 200 km/h. A sua configuração de asa de “elevação e cruzeiro” permite a descolagem vertical semelhante a um avião ou helicóptero multi-rotor e, uma vez no ar, faz a transição para o voo de asa fixa para cruzeiro horizontal.
Pela sua eficiência, versatilidade e compromisso com o meio ambiente, é uma opção ideal para os táxis aéreos: a ideia é ir de um ponto a outro do centro urbano por um preço semelhante ao serviço de carro em terra. A primeira unidade deste veículo foi vendida no início deste ano a um cliente japonês que o utilizará como modelo de demonstração em grandes eventos, como a Osaka World Expo do próximo ano.
Por outro lado, existe o fabricante chinês EHang, que já produziu mais de 300 eVOTL EH216-S não tripulados com capacidade para duas pessoas equipados com uma bateria de lítio de estado sólido de alto desempenho. Este modelo, cujo preço ronda os 400 mil euros, distingue-se pelas suas capacidades de voo autónomo, pela sua propulsão totalmente elétrica, pelos seus abrangentes recursos de segurança e pelos sistemas inteligentes de comando e controlo.
Além disso, pode orgulhar-se de ser o primeiro a obter o certificado de aeronavegabilidade padrão mundial para aeronaves eVTOL sem piloto para transporte de passageiros da Administração de Aviação Civil da China em 2023.
Mas estas duas não são as únicas empresas do gigante asiático que procuram o seu lugar neste mercado, existindo também a Xpeng Aeroth ou a Volant Aerotech. Agora é só esperar para ver qual deles se vai sagrar o principal distribuidor deste tipo de veículos.
A 2-ton electric vertical take-off and landing aircraft (eVTOL) developed by Chinese startup Autoflight has completed its maiden flight in Japan. #eVTOL #aircraft #China #Japan #AutoFlight pic.twitter.com/xBowXDRntD
— China Xinhua News (@XHNews) November 30, 2024
AutoFlight Air Taxi Prosperity I POC#2 Test Flight June 2022
Meet the second full scale proof-of-concept (POC) for our air taxi Prosperity I
Smell the sea and feel the sky.Video source: AutoFlight#AirTaxi #technology #engineering #aircraft #aviation pic.twitter.com/32sX6lc9j0
— Wevolver (@WevolverApp) May 10, 2024
AutoFlight's 'Prosperity I' is an advanced electric aircraft capable of vertical takeoff, followed by a transition to traditional horizontal flight, and boasts of speeds over 200KMH and a range exceeding 250KM.
Video source: AutoFlight pic.twitter.com/iYodXoc2SJ
— Wevolver (@WevolverApp) July 26, 2024