CEO da Volkswagen considera condução autónoma o “verdadeiro gamechanger” da indústria automóvel

O CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, comentou os principais marcos para a evolução do setor automóvel, considerando que os carros autonómos foram o verdadeiro “gamechanger” para a indústria automóvel, e não os automómveis elétricos, segundo a ‘Reuters’.

“A condução autónoma realmente irá mudar a nossa indústria como nada o fez antes”, considerou Diess antes da abertura oficial do Salão Automóvel IAA, em Munique, sublinhando que a transição para carros elétricos foi “um pouco fácil”, por comparação com os veículos de condução autónoma.

“O verdadeiro gamechanger é o software e a condução autónoma”, defendeu o CEO da VW.

Diess abordou a questão ambiental no setor automóvel e a pressão crescente no setor nos últimos tempos, aludindo à proposta da Comissão Europeia para a proibição efetiva da venda de novos carros a gasolina e diesel a partir de 2035.

Na jornada pela retirada do mercado dos veículos com motores de combustão, Diess anunciou a ambição de ultrapassar a Tesla e transformar a Volkswagen no maior comerciante de veículos elétricos do mundo até 2025.

Além destas metas, e como as declarações proferidas ontem pelo CEO da VW fazem adivinhar, o executivo que apostar na condução autónoma e fazer dos serviços de software para carros autónomos um pilar fundamental dos negócios futuros do grupo, tendo a Volkswagen já incorporado a startup de software autónomo Argo AI, um concorrente do Waymo da Alphabet.

Recorde-se que, na sexta-feira, a Greenpeace e a ONG ambientalista alemã Deutsche Umwelthilfe (DUH) anunciaram a intenção de avançar com medidas legais contra as fabricantes alemãs, tais como a Volkswagen, no caso de não adotarem políticas mais ambiciosas de combate às alterações climáticas.