![](https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/12/700x420_abb770.jpg)
CEO da ABB quer acelerar processo de aquisições e fusões. Investimento pode rondar os mil milhões
O CEO da ABB, Bjorn Rosengren, informou a ‘Reuters’ que a empresa suíça vai acelerar a procura por aquisições, numa altura em que o grupo quer apostar no seu crescimento explorando megatendências como a redução da força de trabalho e descarbonização.
A fabricante de robôs para a indústria e estações de carregamento para carros elétricos reportou vendas mais altas esta terça-feira.
“Com certeza vamos acelerar as fusões e aquisições”, disse Rosengren, adiantando que “a meta será mais para empresas de pequena e média dimensão (…) para cinco a 10 aquisições por ano”, com um investimento previsto a rondar os mil milhões de dólares.
A ABB fez apenas dois negócios neste ano, apesar de estar a tentar fortalecer as suas ofertas em robótica, movimento e eletrificação. A empresa arrecadou 2,58 mil milhões de euros (2,9 mil milhões de dólares) com a venda do seu negócio de transmissão de energia Dodge.
Está ainda previsto avançar com os seus planos de lançar o seu negócio de carregamento de veículos elétricos, que espera listar na Suíça no primeiro semestre do próximo ano.
Até setembro, a ABB teve uma receita de 233,89 milhões de euros (263 milhões de dólares), registando um crescimento das vendas em quase 60% ao ano.