Católica-Lisbon vence prémio do Banco de Portugal com tese sobre desigualdades salariais
Ana Catarina Ferreira Gaspar, aluna do mestrado em Economia da Católica-Lisbon, foi a vencedora do Prémio José da Silva Lopes, atribuído bienalmente pelo Banco de Portugal, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Este prestigiado prémio distingue a melhor tese de mestrado em economia em Portugal, com a escolha de um júri externo.
A tese vencedora, intitulada “Dream City or Dream Firms? Regional Earnings Dispersion in Portugal and the Role of Firms”, foi orientada pelos professores Joana Silva e Miguel Godinho Matos. A pesquisa de Gaspar analisou a disparidade salarial entre regiões em Portugal, destacando a importância das grandes empresas concentradas em Lisboa para o aumento da desigualdade salarial.
“Receber o Prémio José da Silva Lopes é uma honra que reconhece a qualidade do trabalho de investigação desenvolvido ao nível das teses de mestrado. Espero que esta distinção contribua para elevar ainda mais a importância atribuída à investigação académica, incentivando futuros estudantes a aprofundarem as questões que mais importam para eles e ganharem gosto pela investigação”, afirma Catarina Gaspar.
A pesquisa revelou que um trabalhador que se muda para Lisboa no início da sua carreira pode esperar um prémio salarial real de cerca de 6%, já ajustado pelas diferenças de custo de vida. Este diferencial, segundo a tese, duplica ao longo da carreira, devido ao crescimento salarial mais rápido na capital. A concentração de grandes empresas em Lisboa é identificada como um fator chave na disparidade salarial entre a capital e outras regiões do país.
Catarina Gaspar sublinha assim a importância de “investir em políticas que criem incentivos para a fixação de empresas fora das grandes cidades pode ser uma das formas mais efetivas de mitigar desigualdades regionais.”
Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, expressou o seu orgulho pela distinção de Ana Catarina Gaspar, considerando-a um reflexo da missão da instituição de praticar a excelência no ensino e na investigação. “Este reconhecimento, de entre uma seleção altamente competitiva, espelha também aquela que é a missão da CATÓLICA-LISBON: praticar a excelência no ensino e investigação, dando aos seus alunos as melhores ferramentas para desenvolverem uma carreira extraordinária e contribuírem para o desenvolvimento e prosperidade de Portugal.”
A entrega do prémio decorreu a 13 de novembro, na 12ª Conferência do Banco de Portugal, onde a tese de Gaspar foi destacada entre as melhores da sua área.