Casa Branca garante que Trump tem apenas «sintomas ligeiros» da Covid-19
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está com “sintomas ligeiros” do novo coronavírus, mas está a trabalhar a partir da sua residência, segundo uma actualização do seu estado de saúde feita por um funcionário da Casa Branca, avança a Associated Press.
Trump revelou esta sexta-feira, no Twitter, que ele e a Primeira-Dama, Melania Trump, tinham testado positivo à covid-19. A informação ‘mergulhou’ os Estados Unidos num clima de forte incerteza, uma vez que o país está apenas um mês das eleições presidenciais.
Muitos funcionários da Casa Branca e da administração superior estão a ser submetidos a testes, no entanto, o rastreamento completo dos contactos do Presidente pode não ser conhecido durante algum tempo, uma vez que pode levar dias até que uma infeção seja detetável num teste. Os funcionários da Unidade Médica da Casa Branca estão ainda em processo de rastreio dos contactos de Donald Trump, informou também o funcionário.
Há três pessoas infetadas com o novo coronavírus na Casa Branca: Trump, a Primeira-Dama e a conselheira presidencial Hope Hicks (que infetou o casal Trump). Agora, questiona-se quantas pessoas dentro da administração podem ter sido expostas à Covid-19.
“As pessoas podem dizer que testaram negativo à covid-19 no dia seguinte, após a exposição. Por conseguinte, não estão infetadas. Mas não é esse o caso. Podem ter sido expostas hoje, testar negativo amanhã, no dia seguinte, e assim por diante durante vários dias. E depois, de repente, testar positivo”, alertou o correspondente médico da CNN, Sanjay Gupta.
Trump, que passou a maior parte do ano a subestimar a Covid-19, que já provocou a morte de mais de 207.000 americanos, disse que ele e a Primeira-Dama estavam de quarentena, na residência oficial. O seu médico da Casa Branca, Sean Conley, disse numa carta publicada esta sexta-feira que espera que o Presidente continue a desempenhar as suas funções “sem interrupção”, enquanto recupera.
Trump é considerado de “alto risco” para a covid-19, devido ao seu peso e idade (tem 74 anos). No entanto, o médico do Presidente informou que Donald e Melania Trump “estão bem neste momento” e “planeiam permanecer em casa dentro da Casa Branca durante a sua convalescença”.
Segundo a jornalista da CNN Kaitlan Collins, um pequeno grupo de funcionários da Casa Branca sabia esta quinta-feira de manhã que a conselheira presidencial Hope Hicks (que infectou Donald e Melania Trump) tinha contraído a doença. Ainda assim, Trump ignorou o teste positivo e foi a uma angariação de fundos, em Nova Jersey.
Joe Biden, que esteve em contacto com o Presidente no debate desta terça-feira, deve ser testado ainda hoje, de acordo com a CNN. Segundo a Comissão de Debates Presidenciais, todos os participantes vão ser submetidos a testes à covid-19 e vão ser seguidos outros protocolos de segurança sanitária.
As eleições presidenciais americanas têm data marcada para 3 de Novembro.