Carlos Gomes da Silva renuncia ao cargo de CEO da Galp. Andy Brown é o novo líder
A Galp anuncia hoje que Carlos Gomes da Silva renunciou ao cargo de CEO e que será substituído por Andry Brown. Em comunicado enviado à CMVM, a energética portuguesa indica ainda que Carlos Gomes da Silva deixa também o papel de vice-presidente do Conselho de Administração, bem como os demais cargos administrativos exercidos em sociedades ou entidades participadas pela Galp.
“A intenção de apresentação da referida renúncia foi oportunamente consensualizada entre o Senhor Eng.º Carlos Gomes da Silva e o Presidente do Conselho de Administração da Galp, Senhora D. Paula Amorim, assegurando as condições para uma transição estruturada e com plena normalidade de funcionamento dos órgãos de governo da Galp”, informa a empresa.
Andy Brown é o nome que se segue, assumindo funções a 19 de Fevereiro. Até a essa data, Carlos Gomes da Silva manter-se-á ao lema da Galp, que a aponta a submissão da ratificação pelos accionistas na próxima Assembleia-Geral da companhia.
O novo CEO conta com mais de 35 anos de experiência no sector da energia e, de acordo com a Galp, é reconhecido pelo seu perfil de liderança dinâmico, foco na performance, segurança, bem-estar e desenvolvimento das pessoas.
Andy Brown passou por várias funções na Royal Dutch Shell, tendo sido membro da Comissão Executiva desde 2012. Foi também director Internacional de Upstream e director de Upstream. Em 2019, troca a Shell pela SBM, onde foi vice-presidente. Também foi consultor na McKinsey, JMJ e ZeroAvia.