Canções natalícias e Pai Natal são proibidos nas partes da Ucrânia ocupadas pela Rússia, revelam ucranianos
Numa ação saída diretamente do filme “O Grinch”, as crianças em áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia estão proibidas de cantar canções de Natal ou mencionar “Pai Natal”, denunciaram esta sexta-feira os guerrilheiros ucranianos do Centro Nacional de Resistência, citados pela publicação ‘Kyiv Post’.
De acordo com os ucranianos, esta é uma medida que visa impedir a disseminação da cultura ocidental.
Segundo o Centro Nacional de Resistência, antes da proibição, as “brigadas culturais” da Rússia deram concertos para as crianças nos territórios ocupados, onde estas eram expostas a personagens culturais de desenhos animados americanos que foram retratados como criminosos – particularmente o Pai Natal.
Embora o Velho São Nicolau seja proibido nos territórios ocupados, uma figura um tanto semelhante, embora menos alegre, o Avô Gelo, e sua neta, Donzela de Neve, são permitidos na celebração do Natal, que é fixado a 7 de janeiro pela Igreja Ortodoxa Russa.
A Igreja Ortodoxa da Ucrânia (OCU) e a Igreja Greco-Católica Ucraniana (UGCC) fizeram a transição para o Calendário Juliano Revisado em 2023, trazendo a celebração do Natal para 25 de dezembro, onde é celebrado em muitas outras partes do mundo.