
Buzinão volta à Ponte 25 de Abril contra o aumento do preço dos combustíveis
Os condutores portugueses mobilizam-se esta manhã contra os sucessivos aumentos do preço dos combustíveis, realizando um novo buzinão na Ponte 25 de Abril, em Lisboa.
O protesto é promovido pela Associação Democrática Utentes Ponte 25 de Abril, que leva a cabo assim a primeira ação pública após a tomada de posse do novo Governo.
O protesto chega numa semana em que os combustíveis vão seguir direções opostas. “A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços em 1 cêntimo por litro na gasolina 95 e uma descida de 2,5 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Executive Digest’.
Desde o início do ano, o preço do gasóleo valorizou 6,2 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 16,7 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que a partir de hoje encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 2,22 euros do que no início do ano. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 10,62 euros do que na primeira semana de janeiro.
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,810 euros enquanto o do gasóleo vale 1,629 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em oitavo lugar entre os países com a gasolina mais cara dos países da UE, em linha com a média europeia, mas 1 cêntimo acima da média europeia e 13,4 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição.