Braço de investimento em capital de risco da Sonae lidera financiamento de 18,5 milhões em plataforma de dados baseada em IA
A Bright Pixel, braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae, liderou a ronda de investimento Série A de mais de 20 milhões de dólares (18,5 milhões de euros) da Harmonya, uma empresa de software que está a transformar o mercado de bens de grande consumo (CPG) e retalho com dados de produto gerados por Inteligência Artificial (IA).
A ronda contou com a participação do investidor existente Israelita Team8, bem como da Arc Investors, J Ventures, Silicon Road Ventures, Allen & Company, LiveRamp e Susa Ventures.
Este investimento eleva o financiamento total da empresa para cerca de 25 milhões de dólares (23 milhões de euros).
“Os setores de bens de consumo e retalho são vastos e estão em constante mudança, apresentando inúmeras oportunidades de inovação – especialmente na área de dados de produto, em que as abordagens e tecnologias atuais não correspondem às necessidades das organizações modernas orientadas para dados. A plataforma inovadora da Harmonya posiciona a empresa como um player essencial para desbloquear o potencial inexplorado nestas indústrias, aproximando-as da forma como os consumidores percecionam e experienciam os produtos”, diz Francisco Nunes, da Bright Pixel.
Cem Kent, CEO e cofundador da Harmonya, sublinha que “este investimento vai ajudar-nos a promover a nossa missão de preencher a lacuna entre os dados antiquados de produtos, que carecem de poder descritivo e de diagnóstico, limitando o que as organizações podem fazer, e a necessidade moderna de uma linguagem de produto dinâmica para impulsionar análises e tomadas de decisões mais impactantes.”.
A tecnologia da Harmonya usa IA generativa de ponta e grandes modelos de linguagem (LLM) que processam várias fontes de dados, como por exemplo títulos, descrições, ingredientes e avaliações de consumidores, permitindo aos clientes deixarem de usar estruturas de dados de produto predefinidas e estáticas.
Isto torna possível que os clientes executem ações como por exemplo definir ofertas personalizadas e fazer emergir atributos dinâmicos e representativos das características do produto, tais como quando o consumo do produto é associado a um momento específico ou a um tipo de dieta.
Este tecnologia permite ainda identificar as características associadas ao crescimento de uma categoria de produto, otimizar o catálogo oferecido por retalhistas e CPGs, categorizar produtos automaticamente e orientar a inovação e desenvolvimento de novos produtos.