BPI destina um milhão de euros para prevenir solidão e isolamento de 4.000 idosos
O BPI atribuiu hoje 1 milhão de euros a 34 projetos que visam dar respostas sociais aos problemas da solidão emocional e social dos mais velhos, evitando o progressivo isolamento face à comunidade. Este montante está inserido na 9ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores.
As candidaturas vencedoras deste prémio receberam em média cerca de 30 mil euros e vão apoiar cerca de 4 mil seniores em situação de vulnerabilidade. Em nove edições, o Prémio Seniores já atribuiu 6,3 milhões de euros a um total de 252 projetos de instituições sociais.
“Os projetos hoje distinguidos pretendem oferecer respostas sociais nas seguintes áreas prioritárias: promoção da autonomia pessoal e apoio às atividades diárias; prevenção da fragilidade; intervenção em situações de solidão não desejada e em isolamento social e digital; dinamização do envelhecimento ativo, nomeadamente na promoção de hábitos de vida saudáveis; incentivo de ações comunitárias e de voluntariado; e apoio da melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de dependência, doença crónica ou cuidados paliativos”, explica a entidade em comunicado.
É possível consultar mais informações sobre o âmbito de atuação e os objetivos de cada projeto vencedor na página do Prémio Seniores.