Bosch vende negócio de tecnologia de segurança e comunicações à empresa europeia de investimento Triton
A Bosch anunciou a venda da divisão de produtos da sua unidade Building Technologies à empresa europeia de investimento Triton. O acordo envolve três áreas principais — Vídeo, Controlo de Acesso e Intrusão, e Comunicação — e abrange os 4.300 colaboradores das unidades, distribuídos por mais de 90 localizações em todo o mundo.
A transação foi formalizada no dia 12 de dezembro, mas o valor da compra e outros detalhes permanecem confidenciais. O fecho do negócio está previsto para o final da primeira metade de 2025, sujeito às habituais aprovações regulatórias.
Em outubro de 2023, a Bosch já tinha anunciado a intenção de alienar grande parte do portefólio de produtos da divisão Building Technologies, como parte de uma reorganização estratégica.
Segundo Christian Fischer, vice-presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, responsável pela gestão de portfólio do Grupo Bosch e, nesse sentido, também por esta transação planeada, “o nosso objetivo era encontrar um comprador adequado que adquirisse as três unidades de negócio de tecnologia de segurança e comunicações e oferecesse aos colaboradores uma perspetiva para o futuro. Alcançámos esse objetivo. A Triton apresentou uma estratégia de crescimento sustentável e credível para o negócio. Além disso, como investidor, pode oferecer um elevado nível de conhecimento industrial e muitos anos de experiência a desenvolver empresas comparáveis.”
“Estamos satisfeitos por termos alcançado um acordo com a Bosch e por sermos o comprador preferencial para o negócio de produtos de tecnologia de segurança e comunicações. Queremos apoiar a gestão e os colaboradores para que continuem a trajetória de forte crescimento que este negócio tem registado recentemente, fornecendo não apenas capital, mas também o nosso know-how resultante da propriedade e desenvolvimento bem-sucedido de outras empresas na área da segurança”, afirma Claus von Hermann, Managing Partner e Co-líder da equipa de Tecnologia Industrial na Triton.
Peter Loeffler, CEO do negócio de produtos da Bosch Building Technologies, acrescenta: “com a Triton como nosso novo proprietário, e com a sua experiência e apoio, teremos uma base sólida para um crescimento ainda mais lucrativo. Trabalharemos juntos para impulsionar a inovação na área de segurança e comunicações – mantendo os habituais padrões de alta qualidade e ampla competência. Toda a equipa está ansiosa por fazer da nossa nova empresa um sucesso e continuará a ser um parceiro fiável para os nossos clientes.”
Após a conclusão do negócio, a Bosch Building Technologies continuará a operar com cerca de 8.000 colaboradores em oito países, focando-se no segmento de integração de sistemas e serviços para edifícios. Este novo posicionamento pretende tirar partido da digitalização e responder à crescente procura de soluções integradas nas áreas de segurança, eficiência energética e automação de edifícios.
O portefólio de sistemas de deteção de incêndios, devido à sua relevância estratégica, será mantido pela Bosch como parte do negócio de integração de sistemas.