Bosch aposta na Inteligência Artificial e espera vendas de software e serviços de 6.000 milhões de euros até 2030
A inteligência artificial (IA) e o software estão a redefinir a forma como vivemos e trabalhamos. Neste setor onde têm um mercado em expansão, a Bosch prevê alcançar vendas superiores a 6 mil milhões de euros até o início da próxima década, com o setor de mobilidade a ser responsável por dois terços dessa receita.
“O software inteligente e os serviços digitais tornaram-se pilares do nosso negócio central”, afirma Tanja Rueckert, membro da direção da Robert Bosch GmbH, na feira de eletrónica CES 2025 em Las Vegas, Nevada.
Com mais de 1.500 patentes em apenas cinco anos, a Bosch lidera na Alemanha e na Europa no campo da IA. A empresa conta atualmente com cerca de 5.000 especialistas em IA, trabalhando para desenvolver soluções inovadoras, e tem investido fortemente na formação da sua equipa, tendo formado mais de 65.000 colaboradores através da sua AI Academy. Estes esforços estão alinhados com as expectativas globais: um inquérito recente revela que quatro em cada cinco pessoas planeiam realizar formações adicionais em IA este ano, e dois terços acreditam que as escolas devem ensinar IA como uma disciplina independente.
Na CES 2025, a Bosch está a mostrar como a IA e o software estão a melhorar a vida das pessoas em diversas áreas, incluindo mobilidade, casa e saúde. No setor automóvel, a empresa apresenta inovações como uma função que permite aos veículos parar suavemente, proporcionando conforto aos condutores e passageiros. Paul Thomas, presidente da Bosch na América do Norte, destacou a experiência da empresa em software para mobilidade, considerando-a a parceira ideal para os principais players tecnológicos do mundo.
A IA também está a impulsionar a condução assistida e automatizada, com a Bosch a desenvolver tecnologias que possibilitam atualizações rápidas de software nos carros. A câmara multifuncional MPC3, em produção desde 2019, é um exemplo de como a IA pode tornar as estradas mais seguras, reconhecendo objetos e pessoas com precisão.
Além disso, a Bosch está a explorar o uso de IA generativa para melhorar as funções de condução automatizada, treinando sistemas para situações extremas, como neve, sem a necessidade de testes em condições reais.
A empresa também está a inovar no mercado de e-bikes, com o lançamento do sistema de proteção contra roubo Battery Lock e uma funcionalidade de Controle de Autonomia baseada em IA, e no setor doméstico, o forno inteligente Bosch Series 8 utiliza IA para ajustar automaticamente a temperatura e o método de cozedura, enquanto o novo berço inteligente Bosch Revol monitora os sinais vitais dos bebês e alerta os pais sobre possíveis riscos.