Boris Johnson anuncia crowdfunding para fazer tocar o Big Ben na noite do Brexit
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pretende angariar 584 mil euros para fazer soar o Big Ben, o famoso relógio londrino em silêncio desde 2017, no dia em que o Reino Unido sair da União Europeia (UE), a 31 de Janeiro. “Bung a bob for a Big Ben bong”, incitou Boris Johnson.
Na primeira entrevista que deu este ano à “BBC”, Johnson disse que, «como é do conhecimento geral, o Big Ben está a ser restaurado e, como tal, o seu sino foi retirado, sendo então necessário terminar as obras para que o monumento possa tocar na noite do Brexit».
A ideia foi desde logo rejeitada por um comité da Câmara dos Comuns, uma vez que o custo das obras subiu em larga escala, facto que levou Johnson a lançar uma campanha de crowdfunding.
O número de apoiantes parece crescer a cada dia, o primeiro a aderir à campanha foi deputado Mark Francois, prometendo já 1169 euros. O conservador lorde Michael Ashcroft e o radialista Nick Ferrari são também outros apoiantes, segundo avança o jornal «The Daily Telegraph».
De recordar que que o famoso sino, que marca todos os quartos de hora desde 1859, está sem tocar desde 2017, prevendo-se que se prolongue até 2021, devido a obras de restauro, tanto no relógio como na torre, a Elizabeth Tower.